Forte calor está de volta ao RS

O forte calor está de volta ao Rio Grande do Sul depois de uma sequência de dias mais agradáveis que se seguiu aos primeiros doze dias do mês que foram marcados por tardes escaldantes e máximas em alguns dias até acima de 40ºC no estado gaúcho.

Ontem, quinta-feira, de acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas no estado foram de 36,7ºC em Uruguaiana; 35,3ºC em Quaraí; 34,8ºC em Alegrete; e 34,0ºC em São Borja e em Campo Bom.

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, entretanto o tempo não vai estar firme. Massa de ar mais quente cobre o território gaúcho e faz calor. Com o gradual aumento da umidade, pancadas de chuva típicas de verão ocorre entre a tarde e a noite em diferentes pontos do estado.

A temperatura na Grande Porto Alegre deve ficar entre 33ºC e 35ºC na maioria das localidades. No Oeste, marcas acima dos 35ºC em diferentes pontos.

O calor vai prosseguir durante o fim de semana no Rio Grande do Sul com tardes quentes no estado. Na maioria das cidades, as maiores máximas ocorrem no sábado, uma vez que no domingo se espera instabilidade em maior número de locais à tarde. Tanto o sábado como o domingo devem ter chuva de verão.

Os moradores dos Vale dos Sinos e Paranhana podem esperar as seguintes condições climáticas nos próximos dias:

Hoje: Prevê-se sol com algumas nuvens, proporcionando um dia quente com temperaturas variando entre 24°C e 33°C. A umidade relativa do ar será em torno de 64%, e não há previsão de chuva. Os ventos estarão soprando a uma velocidade moderada de 13 km/h.

Amanhã: O sol continuará a brilhar, com temperaturas esperadas entre 24°C e 31°C. A umidade relativa do ar aumentará para cerca de 70%, e os ventos aumentarão sua intensidade, soprando a uma velocidade de 19 km/h.

Domingo: O tempo estará nublado, com temperaturas variando entre 23°C e 29°C. A umidade relativa do ar aumentará ainda mais, chegando a cerca de 76%. Existe uma leve previsão de precipitação, em torno de 5%, e os ventos continuarão a soprar, alcançando uma velocidade de 24 km/h.

Por MetSul Metereologia