Fiação subterrânea é a nova alternativa estética e de segurança em Sapiranga

Cabeamento subterrâneo de fibra óptica, modelo semelhante ao utilizado em Sapiranga Fotos: Reprodução

Sapiranga – Nos últimos anos, as cidades do Vale do Sinos têm buscado alternativas para reduzir a poluição visual causada pelas instalações aéreas de cabos de fibra óptica.

Em Sapiranga, essa opção já é uma realidade. Uma empresa de telefonia e internet iniciou a colocação dos cabos subterrâneos, seguindo o exemplo de práticas adotadas em países europeus. Além de oferecer uma aparência mais atraente, as redes canalizadas no solo proporcionam uma segurança mais eficaz em momentos críticos, como tempestades com ventos fortes e alagamentos, como ocorridos em 2023, que muitas vezes resultam em danos aos fios aéreos.

Apesar das vantagens, é importante ressaltar que a transição para as redes subterrâneas tem custos financeiros elevados em comparação às redes aéreas, pois é necessário haver uma tubulação, caixa de inspeção, drenagem e limpeza periódica, para que os cabos se mantenham conservados para o bom desempenho do serviço.

INSTALAÇÃO

O processo requer o trabalho de duas pessoas treinadas, além de um operário para auxiliar com acessórios complementares.

O alimentador integrado consiste em esteiras de borracha acionadas por dois motores hidráulicos, e o sistema inclui adaptadores para cabos e tubos.

Um dispositivo de medição indica a distância percorrida pelo cabo e a velocidade de instalação.

Operadores trabalhando na colocação de cabos subterrâneos

Tecnologia e inovação estão entre as vantagens

“Mais do que um assunto técnico, a melhoria no acondicionamento dos cabos é um assunto de gestão. Onde consumidores, fornecedores, sociedade e Poder Público devem definir prioridades. Toda melhoria tem seu custo e precisamos melhorar”.

Leonardo Knuppe, engenheiro eletricista.

“Priorizamos o avanço tecnológico em nossa Administração. Ao considerarmos a instalação de cabos subterrâneos em vez de aéreos por uma empresa, vemos uma oportunidade que merece nosso apoio total, e também, claro, a fiscalização para que tudo ocorra dentro dos conformes”.

Carlos Mauricio Regla, secretário de Planejamento de Sapiranga.

Por Kainã Bohn