Delegacia de Polícia Civil de Campo Bom inaugura sua primeira Sala das Margaridas

Campo Bom – Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 11, nas dependências da Delegacia de Polícia de Campo Bom (Rua Emílio Vetter, 422, Bairro Genuíno Sampaio) a Sala das Margaridas, um espaço de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, inserido dentro do programa PC Acolhe, da Polícia Civil.

O objetivo da Sala é garantir a privacidade das vítimas para o relato das violências sofridas, bem como o registro da ocorrência policial e procedimentos relativos a Lei Maria da Penha. Esta é a 10ª Sala das Margaridas no RS, sendo a primeira a ser instalada em uma Delegacia Distrital.

Para instalação da Sala, além do apoio institucional, houve apoio da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Consepro, entre outras entidades, bem como de empresários locais. A ideia surgiu em abril de 2019, como Sala Lilás, e veio a ser concluída quase um ano depois, recebendo o nome em alusão à delicada flor, que é sinônimo de pureza, paz, bondade, força e resiliência. O investimento total foi de aproximadamente R$ 10.000,00.

A Sala das Margaridas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Rede de apoio é muito importante

“Ter este local à disposição é fundamental para a sociedade, ressalta a delegada Tatiana Barreira Bastos, diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam). Nos dias atuais, cada hora, 1.830 mulheres brasileiras sofrem violência, entre agressões físicas e psicológicas, como mostra a pesquisa “Violência Contra as Mulheres”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Criado em 2018, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação desenvolve ações que visam a conscientização e a valorização da população feminina através de propostas, acompanhamento, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas para as mulheres. O Conselho é composto por instituições representantes da sociedade civil e secretarias municipais. Os membros são responsáveis por levar as demandas, sugerir e discutir as resoluções dos problemas relacionado à temática. Portanto, o Conselho é a voz da mulher campo-bonense”, explicou a presidente do Conselho, Micheli Closs da Silva.

Delegado e Consepro se pronunciam

Delegado Clóvis Nei da Silva
“Além de garantir a privacidade para o primeiro relato da vítima à Polícia, na Sala das Margaridas, será possível realizar o registro da ocorrência policial, solicitações de medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha.

Pedro Rogério Martins Duarte – Consepro
“Acredito que uma das maiores importâncias é não trabalharmos somente a punição, mas também a importância da valorização da mulher, para que ela não fique à mercê desta situação.”

Foto: Eder Zucolotto/PMCB.