Conheça Kiara, a melhor amiga da Guarda Municipal de Campo Bom

Campo Bom – A máxima de que o cão é o melhor amigo do homem vem se reforçando a cada dia, em inúmeros aspectos. Na Segurança Pública, este paradigma é ainda mais relevante, já que os cães tem um papel fundamental em diversos órgãos.

Não é à toa que, desde o final de 2023, a Guarda Municipal de Campo Bom (GMCB) conta com uma agente muito eficiente e especial: a cadela Kiara. Adotada pelo guarda Pinheiro, a Pastor Belga Malinois de, aproximadamente, três anos, se mostrou um animal muito inteligente e ideal para auxiliar a corporação em operações de buscas.

Pinheiro conta que buscou Kiara em uma chácara, em Gravataí, em setembro de 2023, com o objetivo de treiná-la para atuar na GMCB. Desde então, passou a executar tarefas de treinamento para prepará-la.
De acordo com o agente, Kiara apresentou resultados significativos em pouco tempo de treinos. “Ela demonstrou ser um cão muito inteligente e apto a trabalhar conosco”, destaca.

Kiara auxilia a equipe em operações de buscas a entorpecentes e munições, principalmente, em veículos e, inclusive, já auxiliou em prisões por tráfico de drogas no município. O objetivo dela? Ganhar o brinquedo preferido: a bolinha de tênis. Para isso, Kiara obedece aos comandos de “vamos trabalhar, Kiara?” de Pinheiro e fareja o ambiente apresentado.

Ao localizar o material, ela senta, olha para o tutor na intenção de confirmar o local onde encontrou, e ganha a bolinha como prêmio.

Criação, convívio e atividades

Desde que foi adotada por Pinheiro, Kiara vive na residência dele, em Campo Bom, na companhia do irmão canino, o Pastor Alemão Odin, de um ano. Alimentada com ração super premium, que garante a reposição de todos os nutrientes e vitaminas necessários para o seu bem-estar, ela esbanja saúde em seus pouco mais de 23kg. Além da alimentação de qualidade e espaço amplo para gastar energia, Kiara tem muito tempo de qualidade ao lado do tutor, fazendo passeios quase diariamente.

A função exercida por Kiara na GMCB é muito mais do que um trabalho, mas, sim, uma diversão e um momento de ela praticar os instintos naturais que a tornam um cão saudável.

Por Mairan Pacheco