Câmeras de monitoramento devem ser entregues até 4 de abril em Campo Bom

Campo Bom – A empresa responsável pela reativação das câmeras de segurança do sistema público de Campo Bom promete entregar toda a estrutura em funcionamento, no próximo dia 4 de abril. Embora que a data prevista em contrato seja somente o dia 9 do mesmo mês.

A informação é do secretário de segurança e trânsito, Rosalino Seara. “As câmaras já passam a fazer o monitoramento tão logo entreguem a obra”, afirma. O projeto do Município possui a previsão de locação de 20 novas câmeras com alta capacidade de alcance, resolução e imagem, e assim como a substituição das 16 câmeras existentes, danificadas ou obsoletas.

Após alguns imprevistos no processo licitatório, a empresa DGT ficou como responsável pela instalação e cabeamento em fibra ótica. E também está previsto a locação de equipamentos para a central, com servidor, storage, estação de trabalho, monitores, softwares e tudo o que for preciso para a central com alta capacidade de operação.

As estruturas existentes estão sendo substituídas e outras novas implementadas em diferentes pontos da cidade. Por motivos de estratégia de segurança, os pontos de localização dos esquipamentos não serão divulgados.

Município teve a instalação recente de equipamentos que permitem reconhecer placas

Recentemente o Município foi contemplado com 16 kits de equipamentos com câmeras OCR (reconhecimento de placas), que foram adquiridas em conjunto para o cercamento eletrônico na cidade de Campo Bom. O processo foi realizado em parceria com mais cinco cidades da região, todas pertencentes a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvrs).

Fase de ajustamentos

De acordo com o secretário Rosalino, a fase atual do processo é de instalação dos equipamentos. “Começaram ajustando os equipamentos que estavam estragados, pintando e fazendo ajustes. Mas o momento agora é de instalações. Não vai funcionar nada enquanto não estiver tudo instalado”, afirma. Ainda segundo o responsável pela segurança pública, a central de controle das câmeras, tanto do cercamento eletrônico e do monitoramento, será feita de uma sala do comando local da Brigada Militar no município. Agentes da reserva já teriam sido chamados para ajudar com a tarefa.

Foto: Fernando Santos.