Xô aedes: Sapiranga forte para vencer a dengue

A proliferação em larga escala do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e o aumento de casos da doença na cidade, obrigou a Prefeitura de Sapiranga a adotar diferentes estratégias com o objetivo de evitar novos casos e diminuir os focos onde as larvas do mosquito são encontradas.

Aumento de visitas domiciliares, pulverização de inseticidas, limpeza de terrenos, aumento na frequência de recolhimento de lixo são alguns dos procedimentos que estão sendo realizadas em todos os bairros da cidade, com mais intensidade nos locais onde há mais registros da doença. “O trabalho está bem intensificado. Estamos todas as tardes fazendo visitas domiciliares, passando orientações para as famílias, solicitando a colaboração delas na limpeza de seus pátios e a Secretaria de Saúde faz a coleta do material reciclado, depositado em local irregular”, explicou Edina Amaral, agente comunitária de Saúde que atua na linha de frente do combate a dengue no bairro Voo Livre. “Estamos trabalhando no foco, na orientação, para que a comunidade também se mobilize para que isso termine”, completou a agente.

Mesmo com o avanço da doença, a falta de conscientização ainda é um grande problema na luta para vencer a dengue. “O maior foco ainda é o acúmulo de lixo, que são descartados sem conscientização nenhuma e jogados em qualquer lugar. Essa retirada é complicada, porque muitas vezes estão dentro dos pátios”, detalha Edina.

Colaboração de todos é fundamental

Eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti é um trabalho que precisa da cooperação de toda a população, principalmente nas áreas particulares, sejam elas terrenos baldios ou pátios de residências. “A gente encontra larva em tudo: casquinha de ovo, saquinho de salgadinho, tampinha de garrafa. Inclusive, numa visita, encontramos um saquinho de salgadinho cheio de larva atrás de uma casa onde a pessoa comeu e jogou a embalagem pela janela. O mosquito está se proliferando em tudo”, pontuou Edina.

A secretária de Saúde, Janete Hess, enfatiza também a importância da colaboração da população para superar os casos de dengue e o avanço dos focos do mosquito. “Conscientização e prevenção devem andar juntas em relação à dengue. É muito importante que cada um faça sua parte, eliminando os focos de água parada, criadouros do mosquito e, especialmente, recebendo os agentes devidamente identificados para averiguação técnica das residências”, destacou.

Para evitar situações como as descritas pela agente de saúde em relação ao avanço dos focos de mosquito encontrado nas visitas domiciliares e a terrenos, a força-tarefa da Prefeitura de Sapiranga no combate à dengue conta com eliminação de criadouros do mosquito, como pneus, garrafas e outros; ação permanente de agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e população em geral; aplicação de larvicida para controle das larvas dos mosquitos; aplicação de inseticida para a forma adulta do mosquito apenas em situações de emergência; atividades educativas para a população como, eventos, palestras, reuniões e músicas.

Vencer a dengue é uma tarefa possível, mas para isso é preciso que a comunidade seja uma aliada do poder público no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Pedimos que as pessoas eliminem tudo que possa acumular água, que limpem suas caixas d’água e calhas, que sigam as orientações e eliminem os focos”, salientou Edina.