Volume de exames laboratoriais de análises clínicas terá aumento em 40% em Sapiranga

Foto: Divulgação/PMS.

Sapiranga – A prestação de serviços de exames laboratoriais de análises clínicas na rede pública de saúde do município promete ganhar reforço a partir da renovação e ampliação de convênio que possibilitará aumento do número de procedimentos. O investimento de R$ 72 mil reais ao ano deve diminuir a espera de pacientes e aumentar em 40% o número de exames. “Venceram os contratos e eles foram renovados já com outros valores. Por meio deste processo de renovação e aumento no número de exames queremos diminuir a fila de espera”, afirmou a secretária municipal de Saúde de Sapiranga, Janete Hess (foto).

O processo administrativo de chamamento público, sem necessidade de licitação, apreciou recentemente os documentos de empresas interessadas junto ao Departamento de Compras e Licitações. A vigência do termo de credenciamento para a prestação do serviço será de 12 meses (um ano), a contar da assinatura, podendo ser prorrogado por períodos anuais. A secretaria reforça que a contratação dos exames não possuem relação alguma com surto do COVID-19.

Exames nas unidades

A secretária de saúde de Sapiranga ressalta que as coletas dos exames laboratoriais contratados serão feitos junto as unidades básicas de saúde (UBS). “Ainda temos um laboratório nosso próprio que faz ainda de 13 a 14 mil exames”, acrescenta Janete. Alguns dos testes contratados estão relacionados a dosagem de colesterol, cortisol livre urinário, dosagem de insulina, glicose, testes HIV, contagem de plaquetas, entre diversos outros. Cinco laboratórios apresentaram suas propostas em tempo hábil dentro do processo seletivo.

Autorização de exames 

A exemplo do que já vinha acontecendo na área da saúde, a autorização dos exames será feita pelo setor de marcação de consultas e exames, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O usuário escolhe a marcação do exame enquanto o agendamento e a entrega do resultado do exame, ficarão a cargo do laboratório contratado. Os exames deverão ser resgatados do Prontuário eletrônico próprio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS, assim como os laudos deverão ser anexados junto ao Prontuário do paciente. Os serviços a partir do novo contrato começa a entrar em vigor no próximo dia 1º de abril deste ano.

Como será o serviço a ser prestado

Os usuários, no dia do exame, deverão apresentar requisição médica. O tempo máximo de agendamento previsto no contrato não poderá ser superior a sete dias a contar da data da apresentação da requisição do exame pelo usuário, exceto quando exceder a cota-parte mensal. E neste caso, devem ser agendados no mês seguinte. Excepcionalmente poderão ser encaminhados pedidos em caráter de urgência, que deverão ser atendidos de forma imediata, dando prioridade ao agendamento aos exames das gestantes. O tempo máximo para o resultado do exame pelas empresas credenciadas não poderá ser superior a 72 horas, exceto exames de urgência que deverão ser entregues em 24 horas. Os agendamentos das requisições encaminhadas pela Secretaria serão realizadas pelas empresas credenciadas, diretamente aos usuários.