Secretaria de Saúde de Sapiranga alerta sobre o uso indevido de medicamentos

Por Prefeitura de Sapiranga

A Secretaria de Saúde de Sapiranga, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), alerta que frequentemente, em visitas domiciliares, tem encontrado diversas medicações guardadas nas residências, algumas até vencidas com a necessidade de descarte.

 

A Secretaria de Saúde alerta que a retirada dos medicamentos indicados pelo profissional da saúde sem a intenção de uso acaba por prejudicar a rede, uma vez que os medicamentos são em sua maioria de alto custo, vindo onerar os cofres públicos, além de poder impedir o acesso aos que realmente necessitam.

A Secretaria também chama atenção para utilização de remédios de maneira indevida, podendo trazer prejuízos à saúde. A medicação é parte importante no processo de tratamento de uma doença ou de um sintoma relacionado a ela, influenciando diretamente na qualidade de vida do paciente, por isso a importância do uso consciente dos medicamentos. O descarte dos medicamentos vencidos ou fora de uso pode ser feito nas Unidades de Saúde do Município.

 

OMS alerta para o uso indevido de remédios

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entende-se que há uso consciente de medicamentos quando pacientes recebem fármacos condizentes com suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período apropriado. O que muita gente não sabe é que a automedicação pode ser mais grave do que parece. Ela pode causar, por exemplo, o agravamento de uma doença, pois mascararia os sintomas. Além disso, o uso de antibióticos sem orientação médica pode favorecer a resistência de bactéria no organismo, comprometendo a saúde. O uso irracional de remédios também pode provocar reações alérgicas, dependência, intoxicação, inclusive levar até mesmo à morte.