Secretaria de Saúde de Campo Bom orienta para cuidados em caso de suspeita de dengue

Foto: Reprodução/Internet

Campo Bom – Os casos de dengue, em todo o Rio Grande do Sul, vêm batendo recordes nestes primeiros dois meses de 2024. Até esta segunda-feira (26), o estado já registrou quase 7,5 mil casos, de acordo com dados da SES disponibilizados no site dengue.saude.rs.gov.br.

Em Campo Bom, há 35 casos confirmados. Foram registradas 216 notificações, com 136 negativos e 45 em investigação. Se surgirem sintomas, como febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares, é indicado ir até o posto de saúde mais próximo, que fará o encaminhamento, se necessário, para o Hospital Lauro Réus.

Em todos os casos, confirmados ou não, é orientada a ingestão abundante de água. A recomendação é de que, para cada quilo corporal, deva-se ingerir 60ml por dia. Ou seja, uma pessoa de 80kg deve consumir cerca de cinco litros de água diariamente. O vírus da dengue provoca a desidratação das células, necessitando de uma maior reposição de líquido.

A avaliação médica determina se o paciente vai precisar realizar coleta de sangue para confirmar ou não o caso de dengue. A aplicação de soro não é necessária em todos os casos, bastando a ingestão de líquido em grande quantidade e medicamentos para combate dos sintomas o suficiente para curar a dengue.

Lembre-se: evite o consumo de remédios sem a prescrição médica, pois você poderá se intoxicar ou agravar o quadro de saúde. Busque a unidade de saúde mais próxima, pois ela está preparada para realizar o primeiro atendimento.

Por Prefeitura de Campo Bom