Secretaria da Saúde publica guia prático para gestores municipais sobre vacinação

Foto: Prefeitura de Sapiranga

Estado – Um guia de vacinação destinado a gestores municipais foi publicado pela Secretaria da Saúde (SES) nesta quarta-feira (31/3). O documento, voltado principalmente aos novos prefeitos e secretários de Saúde que assumiram em 2021, apresenta orientações para aplicação das doses nos municípios.

Entre as informações, estão respostas para dúvidas frequentes, como quais profissionais podem aplicar as vacinas, quais equipamentos de proteção individual (EPIs) devem ser usados durante a aplicação, a importância do registro no sistema informatizado do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI), como registrar possíveis eventos adversos relacionados à vacina e sugestões de estratégias para alcançar o maior número de pessoas dos grupos prioritários.

Entre as sugestões, visando a agilidade do andamento da campanha, estão estender os horários de atendimento das casas de vacinas e postos de saúde, abrir em feriados e finais de semana, uso das redes sociais e aproveitar o conhecimento de agentes comunitários de saúde e visitadores do programa Primeira Infância Melhor para identificar a população que ainda precisa ser vacinada.

Clique aqui e confira o Guia completo