Sapiranguenses com 70 anos e imunocomprometidos já podem receber a vacina bivalente

Foto: Bruna de Bem

Sapiranga – A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a imunização das pessoas acima de 70 anos na Campanha de Vacinação Bivalente contra a Covid-19.

 

A população desta faixa etária, além de imunocomprometidos, poderá receber a vacina de segunda a sexta-feira em alguma unidade de saúde do Município. Os locais de vacinação podem ser conferidas na página Vacinação Covid-19.

A Campanha de Vacinação iniciou no dia 16 de fevereiro com a imunização de pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs). Nesta nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 para 2023, é utilizado o imunizante Pfizer Bivalente como reforço para a população acima dos 12 anos.

São consideradas imunocomprometidas as pessoas transplantadas, com HIV, pessoas com doenças inflamatórias, pessoas com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos, pessoas em uso de imunossupressores, pessoas com erros inatos da imunidade e pessoas com neoplasias hematológicas.

Pessoas que receberam a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema de vacina encerrado. Na fase 1 da campanha, estão sendo vacinadas pessoas que vivem nas ILPs e seus trabalhadores; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além de pessoas com mais de 70 anos. Na fase 2, pessoas de 60 a 69 anos de idade; na fase 3, gestantes e puérperas, na fase 4, trabalhadores da saúde e na fase 5, pessoas com deficiência permanente. A vacinação ocorrerá de forma escalonada, conforme a chegada das remessas.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Pessoas desses grupos que tiverem apenas uma dose, ou nenhuma vacina contra a Covid-19, deverão ser vacinadas com a vacina monovalente, completando as duas primeiras doses iniciais para após poder receber a dose bivalente. Aqueles que não fazem parte do grupo prioritário e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.

Por Prefeitura de Sapiranga