Sapiranga registra alta procura pelos serviços da UPA, Tenda Covid e no hospital

Foto: Arquivo/JR

Sapiranga – A Secretaria de Saúde informou, no fim da tarde desta quinta-feira (18), que tem registrado um aumento significativo por atendimento em suas estruturas de retaguarda. UPA 24 Horas, Centro de Referência de Síndromes Gripais e o Hospital Sapiranga estão com alto fluxo de usuários, exigindo um esforço redobrado das equipes para proporcionar um atendimento adequado aos moradores.

A secretária Janete Hess confirmou que a procura nos últimos dias aumentou bastante. “Aumentou muito a procura por atendimento no Centro de Referência de Síndromes Gripais, na UPA e no Hospital. Acreditamos que parte dessa alta procura ocorreu pelas aglomerações que ocorreram durante o feriado de Carnaval. Até em razão dessa alta necessidade por atendimento hospitalar, providenciamos a compra de mais cinco leitos Covid, junto ao Hospital Sapiranga. Assim, conseguiremos desafogar leitos na UPA, mas a transferência só ocorrerá quando houver disponibilidade de leitos no Hospital, que também enfrenta problemas de superlotação em suas estruturas”, ponderou a secretaria.

Testes na Tenda Covid

A alta procura por diagnóstico de coronavírus é sentida no Centro de Referência de Síndromes Gripais. “Realmente, tem se agravado bastante. Atendemos 175 pessoas nesta quinta-feira. Foram 115 coletas para testes de detecção do coronavírus. Reforço que ninguém está ficando sem atendimento, e tão pouco, faltará oxigênio para os pacientes”, pontua Janete.

Hospital Sapiranga

O Grupo Repercussão pediu uma atualização da situação ao Hospital Sapiranga. Confira abaixo o posicionamento da instituição.

Nossas unidades tanto de enfermaria quanto UTI estão lotadas e ainda temos pacientes aguardando leito, internados na emergência. Estamos com uma ocupação acima de 100%. Quanto a questão da UPA, estamos administrando junto à Secretaria de Saúde do município para que venham apenas os pacientes mais graves, que necessitam de cuidados hospitalares. A situação tem se agravado bastante desde o último domingo, aumentando diariamente o número de casos.