Sapiranga reforça a prevenção contra o câncer de boca durante o Maio Vermelho

Foto: Vitor Carvalho/arquivo

Sapiranga – A Secretaria Municipal de Saúde vem atendendo de forma contínua os pacientes que apresentam lesões bucais, uma vez que estas ações, avaliação e diagnóstico fazem parte da rotina dos atendimentos.

 

As consultas são realizadas principalmente em duas unidades de saúde, as quais são referência para as demais, são elas a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centenário e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) João Goulart. Para alcançar ainda mais pacientes e conscientizar sobre as doenças que essas lesões podem provocar, o sábado, 6, foi escolhido como o Dia D para prevenção e diagnóstico de lesões bucais.

A data também remete à Campanha Maio Vermelho que busca prevenir as causas do câncer de boca. Neste Dia D, profissionais de saúde farão avaliações das 8h às 16h nas unidades ESF João Goulart, ESF São Paulo, ESF Morada São Luiz e UBS Centenário sob livre demanda e, no Posto do Centro, com agendamento prévio.

O diagnóstico precoce das lesões bucais é muito importante visto que pode se tratar de um câncer bucal. O quanto antes for diagnosticado, o prognóstico de cura se torna muito mais favorável. A doença é silenciosa e afeta principalmente estruturas como: lábios, língua, céu da boca e embaixo da língua.

Para evitar esse tipo de lesão, a Secretaria de Saúde recomenda hábitos como manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e consultas periódicas ao profissional dentista.

Por Prefeitura de Sapiranga