Sapiranga possui testes rápidos que identificam o Covid-19 em pacientes

Coleta de sangue - teste rápido.

Sapiranga – Para que seja feito o monitoramento e registro de número de casos do Covid-19 em nosso município, torna-se necessário o uso de testes. E de acordo com a Secretaria de Saúde de Sapiranga, o município já conta com um pequeno quantitativo dos testes rápidos do coronavírus enviados pelo Ministério da Saúde. A função dos testes rápidos é a de agilizar a divulgação dos resultados que podem ser identificados cerca de 15 minutos depois da realização do exame. Os testes recebidos foram disponibilizados para os centros que atendem síndromes gripais (Centro de Referência em Síndromes Gripais, UPA e Hospital). Além dos testes rápidos, o Município adquiriu exames para testagem de Covid-19 que são processados na Universidade Feevale, com critérios próprios do laboratório, com resultados seguros e ágeis. Também foram encaminhadas amostras biológicas para detecção de Covid-19 ao Lacen/RS, conforme critérios estabelecidos para coleta pela Vigilância Epidemiológica do Estado. As utilizações dos testes seguem os critérios divulgados pelo Ministério da Saúde. No mundo, já são quase dois milhões e meio de casos do Covid-19 confirmados.

O Covid-19 em Sapiranga

Cada vez mais próximo da realidade da população sapiranguense, o Covid-19 é um assunto recorrente em nossas vidas. Atualmente, o Brasil é o 11º país na lista de números de casos confirmados e o 11º em número de óbitos. Até quarta-feira, 22, Sapiranga contava com sete casos locais confirmados da doença, sendo que dois já estão curados e cinco seguem em isolamento domiciliar. Cerca de 224 pacientes estão em acompanhamento.

Saiba como se prevenir

Os sintomas da Covid-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Entre eles, estão tosse (geralmente seca), cansaço, febre, coriza, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar e dificuldade para respirar. As recomendações para a prevenção da doença, conforme o Ministério da Saúde, incluem lavar as mãos com frequência até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%; cobrir nariz e boca com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirrar; evitar tocar olhos, nariz e boca antes de higienizar ou lavar as mãos; manter distanciamento mínimo de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando; evitar abraços, beijos e apertos de mãos; evitar circulação desnecessária nas ruas e, sempre que possível, ficar em casa; se suspeitar de contaminação, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos; dormir bem e manter uma alimentação saudável; e utilizar máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Confira como são feitos os testes

Para identificar o coronavírus são utilizados dois métodos diferentes de testes e ambos são rápidos. São estes o RT-PCR (biologia molecular), que necessita que o exame seja realizado em laboratório com uso de equipamentos e identifica o vírus no período em que está agindo no organismo; e o teste rápido sorológico para detecção de anticorpos (IgM/IgG), ou seja, verifica a resposta do sistema imunológico ao vírus, que pode ser feito até mesmo nos postos de saúde ou unidades volantes. O teste rápido é feito através da coleta do sangue do paciente e deve informar o resultado a partir do contato com o reagente. A recomendação atual do Ministério da Saúde é a de fazer a testagem apenas em casos graves e óbitos de pessoas com suspeita de Covid-19 e profissionais da saúde e segurança que apresentem sintomas respiratórios.