Sapiranga atenta às atualizações sobre o Coronavírus

Sapiranga – Com o número de casos de coronavírus aumentando diariamente, a Administração de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem reforçando as orientações sobre os cuidados básicos para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas. A secretaria também vem acompanhando, junto ao Ministério da Saúde e a vigilância do Estado, as atualizações constantes sobre o coronavírus (2019-nCoV).  A secretaria salienta que em Sapiranga não há registro de casos suspeitos com infecção pelo coronavírus e orienta que no caso de viagem recente para a região de início de circulação do vírus, a China, ou contato recente com caso suspeito, é recomendável que a pessoa permaneça em isolamento domiciliar. Já o Plano de Contingência, organizado pela 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, com apoio e parceria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS), será apresentado à equipe de Saúde da cidade nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Auditório do Centro Administrativo do Estado (CAFF), em Porto Alegre.

Sintomas

Os sinais comuns da infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais severos, a infecção pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito.

Orientações básicas

-Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;

-Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

-Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

-Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

-Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

-Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

-Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;

-Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).