Sapiranga atenta ao mês de conscientização para a doação de sangue

Foto: Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – O mês de junho é conhecido dentro da área da Saúde como o mês da conscientização para a doação de sangue devido ao Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho. Durante o outono e o inverno, estações do ano em que há um aumento de infecções respiratórias, as doações normalmente se encontram em baixa. Por isso, é necessário que a população esteja atenta e, caso possa doar, ir em busca de um banco de sangue para realizar sua doação.

 

Em Sapiranga, os moradores contam com um incentivo para poder realizar esse gesto, já que a prefeitura disponibiliza transporte gratuito para os doadores se deslocarem até o Hemocentro, em Porto Alegre. Além disso, a Caravana Salvando Vidas também oferece esse deslocamento de forma gratuita.

Transporte da prefeitura para doação

Todos os meses, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, fornece o deslocamento gratuito aos moradores que desejam doar sangue no Hemocentro, em Porto Alegre. A próxima data de doação está marcada para terça-feira (28/06), com saída da Central de Transportes, às 7 horas. Para inscrever-se, os interessados devem acessar este link e aguardar o contato dos servidores da Secretaria de Saúde, confirmando a participação.

Caravana Salvando Vidas

Além da ação promovida pela prefeitura, existe a Caravana Salvando Vidas, que também realiza transporte gratuito para doação de sangue no Hemocentro, em Porto Alegre. O projeto iniciou em 2017 pelo grupo e as ações acontecem uma vez por mês ou em casos de necessidades. A próxima data de doação está marcada para quarta-feira (15), com saída em frente ao Hospital Sapiranga, às 7h. Para inscrever-se, os interessados devem entrar em contato através do telefone (51) 99976-5701.

Saiba mais

Todo o sangue doado é utilizado no tratamento de pessoas com doenças que necessitam de transfusão, pessoas com câncer ou que precisam realizar cirurgias de grande porte, além de transplantes e situações de urgências e emergências.

Doar sangue regularmente é um ato de amor e solidariedade. Cada doação pode ajudar até quatro pessoas. Além disso, é importante ressaltar que a doação não causa nenhum malefício para quem doa, pelo contrário, auxilia na saúde através da renovação do sangue. O sangue é insubstituível, portanto não existe nenhum tratamento artificial para reposição.

Condições básicas para doação de sangue

Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial de identidade com foto;
Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Pesar no mínimo 50 Kg;
Estar bem alimentado, evitando comidas gordurosas;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Por Prefeitura de Sapiranga