Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo encerra na sexta-feira

Região – Encerra na próxima sexta-feira, 13, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que teve início em 10 de fevereiro, com foco no público de crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos.

A recomendação é que todas as pessoas até 59 anos compareçam a um posto de vacinação para checar seu histórico vacinal e verificar se já tomaram as doses necessárias contra o sarampo. É importante ainda que os pais não deixem de vacinar as crianças a partir de seis meses. Para tanto, é imprescindível levar a caderneta de vacinação para conferência. Aqueles que não têm ou perderam a caderneta também devem comparecer aos postos. Após a avaliação do profissional de saúde, as doses serão administradas conforme a necessidade.

A doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às Secretarias Municipais de Saúde ou para o Disque Vigilância, por intermédio do número 150.

A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação conforme esquema vacinal. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente vacinas com componente sarampo (Dupla Viral/Tríplice Viral/ Tetra Viral) à população de 6 meses a 49 anos de idade e para profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar.

São consideradas vacinadas:

– Pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina com componente sarampo;

– Pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose de vacina com componente sarampo;

– Profissionais de saúde, independente da idade, que comprovem duas doses de vacina tríplice viral.

Foto: Divulgação/SES.