Prefeitura de Sapiranga anuncia uma nova contratação de médicos para rede de saúde

Foto: Arquivo JR

Sapiranga – A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Saúde, realizou neste mês de junho a contratação de médicos para atendimentos nas unidades de saúde.

 

O contrato foi realizado de maneira emergencial com uma empresa especializada que vai direcionar os profissionais para cumprimento de 1440 horas de atendimento.”Fizemos o contrato emergencial, porque é uma emergência. O aumento de fluxo é muito grande, chegamos a atender 160 crianças em 24h na UPA”, comentou a secretária de Saúde, Janete Hess.
O atendimento pediátrico é um desafio para as contratações. Os profissionais são cada vez mais escassos e, nesta medida, estão inclusos atendimentos clínicos pediátricos para tentar suprir a demanda. O clínico pediátrico é habilitado para atender as crianças, mas não é exclusivamente pediatra, o que aumenta as possibilidades.”O atendimento das crianças aumentou porque ficaram muito tempo fora do convívio social e isso afetou a imunidade”, comentou Janete.
Uma das prioridades é desafogar o atendimento na UPA. Para isso, 1000 horas médicas estão direcionadas para essa unidade. Mas o objetivo é também descentralizar os atendimentos de menor complexidade, oferecendo 440 horas de médico clínico sob livre demanda (sem agenda prévia) nas UBS dos bairros.
Os primeiros médicos já começaram a atender na primeira quinzena do mês e, inicialmente, os atendimentos de livre demanda foram direcionados para as UBS Centro, São Luiz, Amaral Ribeiro e Oeste, em dias e horários específicos.

Recursos da Saúde

O contrato inicial com a empresa é de três meses, podendo ser renovado, o que é comum nestes casos. O investimento mensal é de R$342.600. A prefeita Carina Nath (Progressistas) reitera que essa medida é um retorno. “Estamos atendendo a reivindicação que recebemos, pedindo médicos. Nós estamos devolvendo pra população o investimento que ela mesmo faz através dos impostos” e completa, “o objetivo é agilidade no serviço, as pessoas podem chegar nos postos de saúde e serem atendidas na hora”.

Neuropediatria na USE

Além das 1.440 horas de atendimento clínico direcionado para a livre demanda na UPA e mais quatro UBS, este novo contrato inclui 1.000 consultas (aquelas que necessitam de agendamento); dois médicos fixos para atendimento na ESF Morada São Luiz; 800 atendimentos infantis e ainda 50 consultas mensais de neuropediatria.
A Unidade de Saúde Especializada (USE) possui o atendimento de um neurologista que atende também crianças, mas este profissional e a referência da região, que é em Canoas, não conseguiam suprir a demanda. “Chegamos a ter mais de 200 crianças aguardando neuro. Agora, com este profissional direcionado para o infantil e com 50 consultas mensais, vamos diminuir isso”, comentou a secretária. O atendimento neuropediátrico na USE deve iniciar no mês de julho.

Vínculo do paciente com a UBS

A contratação de mais profissionais médicos é um planejamento de muitos meses da administração. “Essa empresa foi a terceira que tentamos, foi a que nos forneceu todos os profissionais que pedimos. O processo é bem lento e fizemos sempre cumprindo as etapas exigidas”, comenta a secretária de Saúde.
Proporcionar o atendimento de livre demanda nas unidades dos bairros pretende diminuir o fluxo da UPA, como destaca a secretária. “Criamos o horário do trabalhador [até 21h] na Unidade Central e também os horários até 19h para que a população procure a UBS mais próxima, e não se direcione sempre para a UPA”.
O acolhimento realizado pela livre demanda ou pelas enfermeiras, no primeiro contato, são importantes para que toda a rede de saúde funcione. “É preciso que o cidadão crie o vínculo com a sua unidade, com a equipe. Isso é importante até para que as informações do sistema ajude nos atendimentos”, orientou Janete.