Prefeitura de Sapiranga alerta sobre a importância da vacinação contra o HPV

Sapiranga – A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da vacina contra o papilomavírus humano (HPV).

 

O esquema vacinal contempla meninas e meninos de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias, que devem tomar duas doses, com intervalo de 6 meses entre as doses. Atualmente o Ministério da Saúde também disponibiliza a vacina HPV quadrivalente para pessoas imunossuprimidas de 9 a 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos). Para estas situações especiais o esquema indicado é de três doses (dois e seis meses).

No Brasil, a vacina que protege contra o HPV foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014, tendo como intuito principal a redução do câncer de colo do útero. A vacina confere imunidade contra os tipos virais 6 e 11 (responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais) e 16 e 18 (responsáveis por 70% dos casos de câncer cervical). O país foi o 1º da América do Sul e o 7º do mundo a inserir a vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em Sapiranga, a vacina contra o HPV está disponível diariamente em todas as salas de vacina. Confira:

Das 7h às 13h: UBS Vila Irma
Das 7h às 18h: ESF João Goulart | ESF Morada São Luiz | ESF Bairro Oeste | ESF Vila São Paulo
Das 7h às 19h: UBS Centenário | UBS Amaral Ribeiro | UBS São Luiz | Posto do Centro

Como funciona a vacina?

Estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.

Por que se estabeleceu a faixa etária de 9 a 14 anos para a vacinação?

Nas meninas e meninos entre 9 a 14 não expostos aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida.

Estudos verificaram que nesta faixa etária a vacina quadrivalente induz melhor resposta quando comparada em adultos jovens e que meninas e meninos vacinados sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino e outros.

Por Prefeitura de Sapiranga