Prefeitura de Sapiranga alerta população para ficar atenta à Saúde Bucal

Por Prefeitura de Sapiranga 

Neste Maio Vermelho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças ligadas à saúde bucal.

 

A conscientização acontece de forma mais intensa em alusão ao Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, comemorado em 31 de maio.

A Secretaria de Saúde está atendendo de forma contínua casos identificados na rede de assistência à saúde bucal. Casos suspeitos seguem para elucidação diagnóstica, junto às referências em odontologia, que são a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centenário e a Estratégia de Saúde da Família João Goulart.

Os dentistas da UBS Centenário, Marília Griebeler e Raylander de Andrade, comentam a importância de observar qualquer alteração na região bucal. “É essencial que, ao ver algo diferente, o paciente já faça a investigação. Atualmente, há uma procura maior por esses atendimentos!”, comenta Andrade.

Estes profissionais atendem a área da estomatologia, a especialidade odontológica que trata das doenças bucais, como por exemplo o Câncer Bucal, que é uma doença silenciosa, que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, língua e assoalho da boca.

Os principais objetivos propostos pela campanha do Maio Vermelho são a realização de exames preventivos; a orientação e conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce; assim como o fornecimento de informações gerais sobre a doença e seus fatores de risco. Fica o alerta da importância deste tema ser tratado com cada vez mais seriedade. “Ainda não temos essa cultura de falar muito sobre o Maio Vermelho, precisamos de conscientização!”, destaca Marília, que explica como funciona a organização dos atendimento de estomatologia no Município. “Os pacientes consultam um dentista na unidade de saúde que costumam ir. Esse dentista, se perceber alguma alteração, encaminha para nós”, explicou.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é estimado mais de 15 mil novos casos da doença por ano. No Brasil, é o quinto câncer mais frequente entre os homens, ocorrendo principalmente a partir dos 40 anos de idade. São 100 novos casos a cada ano e o diagnóstico precoce pode ser decisivo, pois representa 95% de chance de cura da doença.

POSSÍVEIS ALERTAS NA REGIÃO BUCAL:

– lesão que não cicatriza;
– crescimento anormal;
– mudança de cor e tamanho;

COMO PREVENIR?

– não fumar;
– evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– manter alimentação e hábitos de vida saudáveis;
– manter boa higiene bucal;
– consultar ao dentista regularmente;