Pandemia coloca sociedade em estado de alerta para evitar contágio pelo novo coronavírus

Coronavirus

País – Medo, preocupação, busca por informações e olhos atentos aos veículos de imprensa. Nos últimos dias a tensão do brasileiro tem aumentado com os crescentes casos de coronavírus confirmados no Brasil, que já tem 2.201 casos confirmados e 46 óbitos.

Aqui, no Rio Grande do Sul, são 112 casos confirmados. Sapiranga  já tem 1 caso confirmado e Campo Bom, 2.

Em meio ao cenário de apreensão que a população enfrenta, alguns municípios, como Novo Hamburgo, registraram verdadeiras corridas aos hipermercados. Mas, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), garante que não existe motivo para pânico e que o abastecimento de alimentos e produtos de higine estão garantidos.

No aspecto dos leitos dos hospitais, a secretaria Estadual de Saúde informou na quarta-feira (18), que já organiza os leitos de UTI junto aos hospitais referências, e além dos existentes no Hospital Sapiranga e Lauro Réus, a nível de Estado, o governo gaúcho recebeu sinalização positiva da rede hospitalar para casos de necessidade. Além dessas medidas, a secretaria Estadual está empenhada em viabilizar a disponibilização de 100 novos leitos, se houver necessidade. Para ampliar a efetividade, o Laboratório Central (Lacen) redobrou turnos para entregar análises de coletas sobre o coronavírus.

O que é o coronavírus 

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Hospital Sapiranga 

O Hospital Sapiranga estabeleceu números de telefones para esclarecimentos sobre o Coronavírus. A intenção é levar informações aos milhares de cidadãos sapiranguenses para evitar a disseminação do coronavírus. Desta forma, a direção pede que as pessoas não procurem a emergência do Hospital Sapiranga em casos de sintomas gripais. O indicado é contatar a Vigilância Epidemiológica pelos seguintes números: 984-146-237, (51) 984-801-365, (51) 984400-116 ou (51) 3959-1024, horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 18h para triagem e se necessário, agendamento de visita domiciliar.

O que você precisa saber e fazer para prevenir o contágio