Oncologia de Taquara irá atender todos os novos pacientes de Novo Hamburgo até o fim do mês

Foto: Arquivo JR

Referência para o tratamento de pacientes oncológicos do Vale do Sinos desde 25 de abril, o Hospital Bom Jesus de Taquara, em parceria com a Oncoprev, irá atender todos os novos pacientes da região até o fim de maio.

No total, 956 pacientes foram absorvidos pelo serviço após a decisão da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de trocar a referência oncológica do SUS do Hospital Regina, em Novo Hamburgo, para o Bom Jesus de Taquara. “Contratamos mais profissionais e estamos atendendo inclusive aos finais de semana para que todos os pacientes recebam assistência o mais rápido possível”, explica o diretor técnico e médico oncologista da Oncoprev, dr. Henrique Träsel.

Para receber os novos pacientes, foram contratados novos médicos oncologistas e realizadas melhorias na estrutura física. “O espaço recebeu uma área coberta com bancos, além de duas recepções na parte interna. Todos os pacientes estão agendados com hora marcada”, afirma o diretor da Oncoprev, Ramon Ritter.

Com a mudança, o serviço passou a ser referência para municípios do Vale dos Sinos, Vale do Paranhana e Serra Gaúcha, atendendo toda a demanda que estava reprimida. “Alguns aguardavam pela primeira consulta há mais de um ano. Sabemos que, para quem luta contra um câncer, o tempo é algo muito valioso”, afirma Träsel.

O serviço de oncologia do Hospital Bom Jesus, em conjunto com a Oncoprev, conta com seis médicos oncologistas, além de mastologista, urologista, cirurgião gástrico, cirurgião de cabeça e pescoço, ginecologista, cirurgião torácico e cirurgião do aparelho digestivo. Além da equipe médica, possui também equipe de enfermagem oncológica, farmácia oncológica, psicologia oncológica e nutrição oncológica. A estrutura física dispõe de três consultórios, 15 poltronas e 1 leito para infusão, com capacidade para 16 quimioterapias simultâneas, das 8h às 19h.

O serviço oferece todos os exames necessários para pacientes em tratamento oncológico, como tomografia, ecografia e mamografia, além de 27 leitos cirúrgicos pelo SUS.