Ocupação dos leitos de UTIs tem leve redução, mas equipes seguem alertas

Leitos de UTI estão lotados no Hospital de Sapiranga (Foto: Arquivo/JR)

Sapiranga/Campo Bom – Na semana passada, os hospitais de Sapiranga e Campo Bom atingiram 100% de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com pacientes diagnosticados e em tratamento do coronavírus. A superlotação exigiu medidas administrativas, como a suspensão de cirurgias eletivas e a suspensão do serviço de emergência do Hospital Lauro Reus, em Campo Bom.

Nesta semana, houve uma queda nas internações dos leitos de UTI´s. Em Campo Bom, a taxa de ocupação está em 70%, conforme informação repassa às 9 horas desta quarta-feira. A casa de saúde conta com 10 leitos. Nos leitos fora da UTI, a ocupação, que na semana passada era de 120%, caiu para 85%.  Em Sapiranga, conforme dados repassados pela assessoria da casa de saúde, a ocupação dos leitos de UTI´s continua em 100%. Ou seja, os 12 leitos seguem ocupados com pacientes sendo tratados pelo coronavírus. Nos leitos clínicos, a ocupação é de 80%. No hospital sapiranguense, houve um aumento significativo, pois na semana passada, a taxa de leitos clínicos era de 62,5%, ou seja, 16 dos 10 leitos estavam ocupados.
Além dos dois hospitais, moradores dos municípios de Sapiranga e Campo Bom que precisam de internação na UTI, quando não há vaga, são transferidos para outras casas de saúde da região.

Médico chama atenção da comunidade para as festas de final de ano 

O responsável técnico da UTI do Hospital Lauro Reus, José Luis Toríbio Cuadra, ressalta que a situação atual das internações é preocupante e também faz um alerta para a comunidade referente às festas de final de ano de Natal e Ano Novo. “Nós estamos trabalhando, fazendo o máximo possível, mas precisamos que a população se conscientize. Pedimos que todos tomem cuidado com o final do ano, pois podemos chegar a uma situação ainda mais crítica. Pedimos, novamente, o uso de máscara e que se evite aglomerações”, disse ele.

ATUALIZAÇÃO DE CASOS DE CAMPO BOM E SAPIRANGA

Nas atualizações feitas pelas secretarias de Saúde através dos boletins de Sapiranga e Campo Bom, foram confirmadas sete mortes por coronavírus nos últimos oito dias nos dois municípios. De 2 a 9 de novembro, em Sapiranga, foram confirmadas cinco mortes, totalizando 75 desde o início da pandemia, em março. Em Campo Bom, no mesmo período, foram seis, sendo quatro em apenas dois dia. O total chega a 66.

Em relação as internações, na quarta-feira, Sapiranga contabilizava 14 moradores internados. Já em Campo Bom, são 15 moradores internados. No início do mês, eram 22. Enquanto Sapiranga tem 4.624 casos confirmados da Covid-19, Campo Bom soma 4.520. No início do mês, as cidades tinham a soma de 4.296 e 4.147 casos confirmados, respectivamente.
O município de Sapiranga realizou o total de 13.756 testes desde março. Campo Bom não divulga o total de testes no boletim diário.