Nova Hartz terá tratamento correto de fossas sépticas ainda em 2023

Programa SoluTrat avança na coleta e tratamento de esgoto Foto: Corsan/ Reprodução

Nova Hartz – A conservação dos recursos naturais é um dos principais temas discutidos hoje em dia, e para isso, é necessário que a preservação do meio ambiente e a melhoria da saúde pública dependam diretamente dos aspectos sanitários locais.

 

Preocupada com a questão dos resíduos gerados no município, a Prefeitura de Nova Hartz buscou alternativas em parceria com a Corsan, através de um novo programa de limpeza de fossas sépticas, o SoluTrat. O programa é uma alternativa viável que contribui de forma adequada para a expansão e unificação dos serviços de saneamento básico.

Em Nova Hartz, a ação deve iniciar ainda neste semestre no Loteamento Brusius. Até o momento, ele será aplicado em 46 residências, atendendo em torno de 148 moradores. Todos os dejetos seguem para tratamento nas unidades de esgoto da própria estatal em Sapiranga e Canoas. O objetivo é que mais bairros sejam atendidos ao longo do ano, conforme avançam os resultados.

Com a atualização do marco legal do saneamento, a lei federal 14.026/2020 determina que 90% da população seja atendida com serviços de esgoto ao final do ano de 2033.

Solicitar uma vistoria da Corsan

O atendimento em Nova Hartz está vinculado à unidade da Corsan de Parobé, coordenado por Ubiratan da Cunha Guilherme. “O programa SoluTrat foi criado para contribuir com a determinação desta lei federal, que garante que até 2033, quase todo o Rio Grande do Sul tenha a devida coleta e tratamento de esgoto acessível para a população”, afirma o gestor. O atendimento acontece nas segundas e quintas-feiras, das 13h30 às 18h30, na Prefeitura de Nova Hartz.

O que é fossa séptica?

É uma unidade de tratamento de esgoto doméstico, na qual são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. Na fossa séptica, o esgoto sofre a ação de microrganismos que promovem decomposição dos materiais, principalmente os sólidos, gerando gases e líquidos. As unidades de tratamento individuais devem ser construídas e operadas conforme normas técnicas e necessitam passar por limpeza periódica.