Nova Hartz promove mutirões para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Mutirão ocorreu nas ruas e bairros de Nova Hartz. Fotos: Reprodução.

Se mosquitos pernilongos já incomodam quando sequer transmitem doenças, imagina só o perigo de ter por perto um mosquitinho bem pequeno que transmite pelo menos três doenças perigosas como Dengue, Zika e Chicungunya. Ruim, né? Pensando nisso, a Secretaria da Saúde lança a campanha de prevenção ao mosquito e convida você a se juntar nesta grande ação.

Sendo assim, as ações de combate ao mosquito foram agendadas para este mês. Recentemente, ocorreu um mutirão no bairro Campo Vicente com a vistoria dos pátios e recolhimento de resíduos que possam acumular água parada e ser foco do mosquito. Mais de 60 pessoas participaram e o resultado foi o recolhimento de dois caminhões repletos de resíduos e entulhos que favorecem a proliferação de mosquitos.

A proposta do mutirão é mobilizar toda a comunidade e voluntários, e o cidadão também possui o seu papel e pode participar. Basta contatar a secretaria da Saúde. A dica aos moradores é: tudo que acumula água é foco de mosquito.

Nova Hartz infestado pelo mosquito

O secretário da Saúde, Neri Chicatto, alerta que o município está infestado pelo mosquito Aedes, mas ainda não há o vírus: “Ou seja, temos a arma, mas não temos munição. Portanto, a prevenção é essencial para evitarmos maiores problemas no futuro”, comenta, alertando que novas ações ocorrerão nas próximas semanas em diferentes locais do município.

Siga as dicas

1) Nos pratinhos e vasos de plantas, encha de areia até a borda: evita o acúmulo de água;

2) Limpe as calhas, removendo folhas e outros objetos que fazem com que a água acumule;