Nas últimas 24h, Sapiranga registrou 4 novas mortes por Covid-19

Sapiranga – O boletim epidemiológico, divulgado no início da noite desta quinta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sapiranga, informou que mais quatro sapiranguenses faleceram, nas últimas 24h, com complicações em função da Covid-19. No total até o momento, são 79 mortes causadas pela doença no município. Além disso, o número de pacientes hospitalizados também indicou um salto, de 14 para 17 cidadãos internados. 4.679 pessoas já contraíram a doença em Sapiranga, 55 a mais que ontem (9). Destes, 4.414 já se recuperaram dos sintomas. São 470 casos que aguardam o resultado dos testes e outros 1.610 que estão sendo monitorados. Até o momento, a SMS não divulgou dados sobre os pacientes que morreram.

Segundo atualização do Mapa de Leitos, disponibilizado pelo governo estadual, até às 21h06 desta quinta, o Hospital Sapiranga registra 94,1% de ocupação nos leitos de UTI adulto (dos 17 disponíveis, 16 estão ocupados), sendo que 11 estão recebendo auxílio de respiradores. Dos 16 leitos clínicos, também chamados de leitos Covid-19 fora de UTI, 13 estão ocupados (81,2%).

Em nota, divulgada no dia 2 de dezembro pela sua página do Facebook, a SMS reforçou à população o pedido para que todos mantenham os cuidados necessários, uma vez que a pandemia ainda não acabou. Confira abaixo, na íntegra:

Diante do aumento de casos confirmados de COVID-19 na cidade, ameaçando, inclusive, saturar o sistema de saúde do Município, a Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde pede que a população tenha consciência e ajude a evitar a transmissão do vírus.
Algumas dicas:
  • Evite sair de casa sem necessidade;
  • Evite permanecer em lugares com muitas pessoas;
  • Ao sair, preste atenção ao distanciamento ideal, de, no mínimo, 2 metros de distância de outa pessoa;
  • Use a máscara em locais fechados e onde há circulação de pessoas;
  • Mantenha as mãos sempre higienizadas, com água e sabão ou álcool em gel, e evite tocar no próprio rosto, enquanto estiver em locais públicos;
  • Ao sair de casa, evite tocar em objetos;
  • Ao sair de casa, evite abraços e contato muito próximo com outras pessoas.
A atitude consciente de cada um refletirá no controle da disseminação do vírus e, consequentemente, em menos casos diários, beneficiando aqueles que necessitam de toda a estrutura médica disponível.