Mutirão de cirurgias de Sapiranga já contabiliza 200 pacientes beneficiados

A inda em 2023, a Prefeitura de Sapiranga anunciou um repasse extra para o Hospital Sapiranga. O objetivo era viabilizar um mutirão de cirurgias para diminuir a fila de espera dos pacientes que necessitam dos procedimentos em diferentes especialidades.

Para viabilizar o atendimento da comunidade necessitada, foram repassados R$ 1,6 milhão à casa de saúde da cidade. No início do mutirão, 780 pessoas aguardavam na fila por um procedimento e o valor do investimento possibilitará que 450 cirurgias sejam realizadas. Até o dia 10 de março, 200 procedimentos já haviam sido realizados. “Esta fila é dinâmica e, semanalmente, pacientes passam por consulta e são encaminhados para a fila de espera”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

A pasta estima que o total das 450 cirurgias contratadas através do repasse extra sejam realizadas até o início do mês de junho.

“Sentimento de gratidão, eu sofria com as dores”

Josiane Vidal dos Santos da Silva aguardava há um ano por uma cirurgia na vesícula, que foi realizada no sábado (09). Ela comemora a oportunidade através do mutirão oportunizado pela prefeitura e também enaltece o atendimento realizado pelo Hospital Sapiranga. “É um sentimento de gratidão, eu estava sofrendo com as dores e até com medo de fazer a cirurgia, mas quando me chamaram eu fiquei bem feliz, eu estava precisando”, relata a moradora do bairro Amaral Ribeiro. “Eu também fui muito bem atendida pela equipe do hospital, foi muito bom”, acrescenta. Josiane também exalta a iniciativa liderada pela prefeitura. “Esse mutirão da prefeitura foi muito importante, vai ajudar muita gente a conseguir mais rápido a cirurgia”, finaliza.

Elas comentam

“Temos um contrato fixo com o Hospital. Em 2023, foram realizados mais de 800 procedimentos, mas esse investimento era necessário para atender a demanda reprimida de cirurgias que ainda temos e atender, de forma significativa, a nossa população”, Carina Nath, prefeita de Sapiranga.

Esse investimento é muito importante para os munícipes, pois otimiza a fila de espera por cirurgias eletivas, aproximando o paciente do tratamento recomendado pelo médico. As cirurgias eletivas são reguladas pelo Estado e, com esse investimento, cada cidadão é beneficiado, ficando menos tempo na fila de espera”, Janete Hess, secretária de Saúde de Sapiranga

Para o Hospital Sapiranga, esse recurso está sendo importante, pois esses procedimentos estão sendo realizados em horários de menor procura por cirurgiões no centro cirúrgico, o que auxilia na otimização dos recursos com a diluição dos custos fixos. É gratificante poder contribuir com o processo de redução de filas”, Elita Hermann, diretora do Hospital Sapiranga.