Início do período de vacinação pediátrica contra a Covid-19 na região

Foto: Bruno Morais

A vacinação contra a Covid-19 segue em todo o estado e agora chegou a vez das crianças. De início, os menores que receberão a primeira dose deverão ter entre 5 e 11 anos com comorbidades e deficiências permanentes. Após atingir todo esse grupo, a imunização seguirá para o restante das crianças.

 

No Vale dos Sinos, o período de vacinas para as crianças já entrou em vigor. Em Campo Bom, o Centro Materno Infantil (CMI) está recebendo as crianças, acompanhadas de um responsável, para imunização. Como forma de recompensa para os pequenos, as enfermeiras estão entregando um certificado de herói mirim pela coragem de tomar a vacina.

Já em Sapiranga, o número de crianças vacinadas vem aumentando e os próximos passos já estão sendo divulgados pela Secretaria de Saúde do município. Na última terça-feira, 25, além de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências permanentes, os jovens de 11 anos sem condições como as citadas acima também poderão receber a primeira dose do imunizante.

Para que seja feita a vacina, os pais precisam levar um comprovante, seja através de laudo ou receita que confirme a comorbidade, além da carteira de vacinação dos menores e um documento de identificação da criança e do responsável. Após a aplicação, é orientado que os vacinados permaneçam cerca de 20 minutos no local para observação.

Primeira dose foi com a família

Em Campo Bom, a quinta-feira, 20, foi dia de vacinação em família. No período da tarde, Alberto Fiuza, o Albertinho, acompanhado da prima Julia Tessaro, esteve no CMI para realizar a primeira dose da vacina.

Gabrieli Fiuza, mãe de Albertinho, esteve junto para acompanhar a vacinação do filho e ressaltou o sentimento por estar mantendo os cuidados da pandemia também nos mais jovens. “Viemos fazer a primeira dose da vacina contra o Covid e estamos bem contentes. Foi super rápido, o pessoal é bem atencioso”, disse a mãe.

No período em que se aproximam as aulas, Gabrieli comentou, ainda, a importância de estar vacinando o filho antes do retorno à escola. “Estamos felizes pois conseguiremos, antes do período das aulas, dar a primeira dose. Venham vacinar as crianças também”, finaliza Gabrieli, contente com a imunização do filho.

Cronograma de vacinação nas cidades

Campo Bom – Segunda a sexta, no Centro Materno Infantil, das 8 às 16 horas;

Sapiranga – Terça-feira, no Posto do Centro e ESFs, das 7h30 às 18 horas.