Municípios da região apresentam queda na Covid e aumento nos casos de dengue

Foto: Claudia Silva

Durante mais de dois anos, a população de todo o mundo precisou se adaptar e adotar alguns cuidados diferentes por conta da pandemia da Covid-19. No 2º trimestre de 2022, o cenário nos hospitais da região é de melhora, com alguns municípios, inclusive, zerados em internação.

 

Apesar da melhora, a fase de cuidados sanitários exige o estado de alerta, desta vez contra a dengue. Desde o início deste ano, cidades do Vale do Sinos e do Paranhana indicaram o avanço no número de casos da doença e iniciam o trabalho de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

Em Sapiranga, a melhora no cenário da Covid passou a ser observada em março, quando a média de casos diários caiu de 40 para dois no município. Já em relação a dengue, a secretária Municipal de Saúde, Janete Hess, afirma que há uma “crescente diária de casos” e que, diante disto, “é muito importante que cada um faça sua parte, eliminando os focos de água parada, criadouros do mosquito, e, especialmente, recebendo pacificamente os agentes de saúde, devidamente identificados, para averiguação técnica”.

Campo Bom também atua nos cuidados à Covid e dengue. Contra o mosquito, são realizados mutirões de limpeza e recolhimento de rejeitos que possam acumular água parada. Ao vírus, foco na campanha de vacinação adulto e infantil, com extensão dos horários à comunidade. No momento, a dengue apresenta 55 positivos e 38 negativos, além de 137 em investigação. Na Covid, são 25 confirmados e 3 investigados.