Ministério da Saúde e Fiocruz elaboram estratégias às coberturas vacinais no país

Foto: Divulgação/MS

Resgatar a tradição dos brasileiros que, historicamente, têm a ida ao posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação como parte da rotina, é fundamental para proteger a população contra uma série de doenças. Pensando nisso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançou, na segunda-feira, 13, o Plano de Reconquista das Altas Coberturas Vacinais.

 

“Vacinar é garantir a saúde, e também é um ato de amor e de responsabilidade com a minha saúde e com a do proximo”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, na solenidade de assinatura do protocolo de intenções referente à iniciativa, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é implementar ações de apoio estratégico ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para reverter a baixa cobertura vacinal dos Calendários Nacionais de Vacinação e, assim, assegurar o controle de doenças imunopreveníveis como o sarampo, a poliomielite, a gripe, meningites e todas aquelas cujas vacinas são ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Brasil tem um dos programas de imunizações mais famosos do mundo, um patrimônio da sociedade, mas que já alguns anos vem sofrendo com a queda progressivas nas coberturas vacinais. E nós não podíamos ficar parados diante desse cenário”, reforçou o secretário.

O projeto piloto será iniciado nos 16 municípios do Amapá e em 25 municípios da Paraíba. Os estados são objeto de estudo do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos. Após as etapas de elaboração e acompanhamento dos planos de ação nessas duas unidades federativas, a última fase do projeto prevê a expansão da metodologia para todo o Brasil.

Cobertura vacinal
O PNI estabelece que a cobertura vacinal adequada é de 80% para meningo e HPV; 90% para rotavírus, influenza e BCG, e 95% para as demais vacinas; e uma homogeneidade de no mínimo 70% entre os municípios. A ação estratégica da Pasta tem como meta que o aumento na cobertura vacinal seja homogêneo em todo o país até 2025.

Eixos temáticos
O protocolo tem por escopo o fortalecimento de uma ampla rede de colaboração interinstitucional, envolvendo atores nacionais e internacionais dos setores governamental, não governamental e privado. Os eixos de trabalho incluem:

● Vacinação: fortalecimento das redes nacional, estadual e municipal e da gestão dos serviços, incluindo estratégias educativas, mudanças no funcionamento das salas de vacinação e busca ativa, monitoramento, alinhamento imunizações e vigilância, financiamento;

● Sistema informatizado: integração de sistemas e georreferenciamento;

● Educação e comunicação: informação sobre reintrodução de doenças, esclarecimentos de eventos adversos, enfrentamento às fake news;

Por Governo Federal