Mais de 600 atendimentos foram promovidos nas unidades de saúde no sábado de Novembro Azul em Sapiranga

Foto: Departamento de Comunicação

Por Prefeitura de Sapiranga

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no último sábado, 20 de setembro, atendimentos especiais para os homens no Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde integral do homem no combate às doenças, como o câncer de próstata.

 

As ações ocorreram nas unidades de saúde do município, totalizando 691 atendimentos como consultas médicas, odontológicas, testes rápidos, pré-câncer, mamografias e aplicação de vacinas nas unidades de saúde e, na USE, consultas especializadas em dermatologia e traumato-ortopedia.

O exame preventivo é feito através da coleta de sangue para a dosagem do PSA junto com o exame de toque, que é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. É recomendado principalmente para quem já teve casos da doença na família e deve ser feito uma vez por ano.

Além disso, durante o sábado, as unidades de saúde também estiveram atualizando as cadernetas de vacinação, oportunizando aos pais que aproveitassem a ocasião para colocar em dia a vacinação das crianças e adolescentes.

 

NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul é o nome dado ao movimento mundial criado (nos mesmos moldes do Outubro Rosa dedicado às mulheres) para a conscientização do câncer de próstata e visa sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer através de medidas preventivas como o exame de sangue PSA e o toque retal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o recomendável é que todos homens acima dos 45 anos façam o exame de próstata anualmente. O Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes, outra doença que atinge milhares de homens.