Hospital Sapiranga realiza ações em escolas municipais sobre doação de órgãos

Sapiranga – No esforço de conscientizar a população sobre a necessidade de doar é que setembro foi estabelecido como o mês de incentivo à doação de órgãos com datas alusivas, como o Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro. Com esse intuito, o Hospital Sapiranga realizou, nos dias 19, 21 e 25 deste mês, palestras nas escolas municipais UEF Érico Veríssimo, Emef 28 de Fevereiro e UEF Ayrton Senna, com estudantes entre 14 e 17 anos de turmas selecionadas.

Conscientizar sobre a doação de órgãos é uma questão de extrema importância, pois pode salvar vidas e oferecer uma segunda chance a pessoas que lutam contra doenças crônicas ou agudas. Para a enfermeira coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, ações como essa possuem um impacto significativo e positivo. “A doação de órgãos é um tema que precisa ganhar visibilidade na sociedade. E o espaço dentro das escolas, independente do grau de formação, é de suma importância, pois todo cidadão deve conhecer o seu direito em ser doador de órgãos, bem como entender e desmistificar o tema”, declarou. Também participaram das ações nas escolas os psicólogos clínicos Cristian Oliveira e Viviana Blume, além da enfermeira Gabriela Saft, membros do CIHDOTT.

A escassez de órgãos disponíveis para transplante é um desafio global, e é vital que as pessoas estejam informadas sobre a importância de se tornarem doadoras. A doação de órgãos não apenas transforma a vida dos receptores, mas também alivia o sofrimento de suas famílias e traz esperança em momentos de desespero. Ao conscientizar sobre esse gesto altruístico, a solidariedade e empatia são promovidas.

Desde o final de 2022, os Tabelionatos de Notas do Rio Grande do Sul disponibilizam a oficialização, por meio de um documento, a escritura de doação de órgãos, a vontade do cidadão em ser doador de órgãos. O documento é confeccionado de forma gratuita.

Por Angelo Pieretti