Hospital Sapiranga é o primeiro da região a possuir a certificação de qualidade ONA

O Hospital Sapiranga conquistou, em outubro de 2021, a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que atesta que a instituição segue rígidos protocolos de segurança e qualidade, visando o melhor atendimento a todos os pacientes. A casa de saúde sapiranguense se tornou o primeiro hospital filantrópico da região a receber este importante selo. A avaliação levou em conta processos e infraestrutura que atendem a uma série de protocolos padrão.

A ONA é um órgão não-governamental, imparcial e sem fins lucrativos. Em julho de 2022, o Hospital Sapiranga conquistou a renovação do certificado, reafirmando seu compromisso com a excelência e a segurança no atendimento aos pacientes.

Analista de qualidade do Hospital Sapiranga, Letícia Kovalski destaca quais métodos foram importantes para a conquista da certificação pelo Hospital Sapiranga. “Acredito que o engajamento das equipes em prol do desenvolvimento de ações para ampliação da segurança do paciente e otimização dos processos internos foi o grande fator contribuinte para conquista do selo de qualidade. Todos nossos colaboradores foram e são fundamentais para conquista e manutenção da certificação”, cita. “O selo de qualidade obtido pelo Hospital Sapiranga apenas reforça nossa missão institucional que é proporcionar atendimento à saúde das pessoas com segurança e excelência. A certificação provoca o amadurecimento da gestão, a revisão de processos, a implementação de protocolos de atendimento, a padronização de rotinas e constantes ciclos de melhorias para tratativa das ocorrências. Isso por si só já destaca a atuação do Hospital Sapiranga e demonstra sua preocupação em identificar suas fragilidades, trabalhá-las e implantar melhorias para assim oferecer um ambiente seguro, acolhedor e de excelência para seus clientes”, completa a colaboradora do Hospital Sapiranga.

Compromisso com a qualidade é prioridade estratégica desde 2018

A Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) é um processo que visa reconhecer as Organizações de Saúde que implementaram as melhores práticas da qualidade, de acordo com os padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação, descrita no manual ONA. Seu principal objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no país. Jordana Dresch, gerente de Operações do Hospital Sapiranga, destaca que, desde 2018, a consolidação da qualidade é visto como setor estratégico da instituição. “O hospital assumiu o seu compromisso com a qualidade dos serviços e a direção entendeu que era o momento oportuno para mudar. Sensibilizada após uma palestra em um congresso de saúde, a diretora executiva decidiu investir na melhoria de processos, escolhendo a metodologia de gestão que iria seguir, a ONA, a mais renomada instituição acreditadora do Brasil”, explica.

O engajamento da equipe para que o hospital fosse credenciado pela Acreditação ONA se reflete no pensamento dos colaboradores envolvidos no processo que garantiu a certificação. “Tenho orgulho de ter feito parte do início dessa jornada, em busca da certificação, quando em 2018 recebi o desafio de estar a frente do setor de qualidade conduzindo o hospital na busca pelo selo ONA, e ver esta conquista sendo mantida e a instituição evoluindo cada dia mais me enche de alegria. Sou imensamente grata por fazer parte desse importante marco na história do Hospital Sapiranga”, celebra Jordana. “Em resumo, a certificação beneficia não apenas os pacientes, garantindo a qualidade e segurança dos cuidados de saúde, mas também tem impactos positivos no posicionamento da instituição no mercado da saúde, garantindo credibilidade e confiança nos nossos serviços”, completa a gerente de operações da instituição sapiranguense.

A certificação também torna o Hospital Sapiranga relevante frente a outras instituições. “Estar reconhecido entre os 115 melhores hospitais do Brasil, em recente pesquisa publicada, reflete um pouco da nossa relevância no mercado da saúde atual”, finaliza Jordana.