Hemodiálise vira rotina para dezenas de pacientes de cidades da região

Foto: Google Maps.

Região – Muitos pacientes da região em sua rotina hoje precisam conviver com o procedimento de hemodiálise. As sessões são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais, no mínimo, 3 vezes por semana e cada uma tem duração de aproximadamente 3 a 4 horas.

De acordo com os médicos especialistas, a medida não possui o objetivo de tratar alguma doença renal, mas sim, substituir a função dos rins que estão com funcionamento prejudicado. Em Nova Hartz, por exemplo, um total de 13 pacientes fazem o procedimento. “São pacientes que são enviados pelo Município para a clínica. Nem todos que vão para lá fazem a hemodiálise, alguns fazem exames e acompanhamentos”, afirma o diretor municipal de saúde, Adrião da Silva.

O diretor administrativo da Clínica de Diálise Campo Bom, Paulo Couto, ressalta a capacidade de atendimentos no local. “Somos a referência para esses municípios da região e conseguimos fazer 30 atendimentos por turno. Ao todo, são 36 máquinas, algumas ficam na reserva”, disse.

Pacientes da região são encaminhados para clínica em Campo Bom

A moradora de Nova Hartz, Marli Edinguer, de 49 anos, aguarda um segundo transplante de rim e precisa ser submetida a hemodiálise, três vezes por semana. “Já faço hemodiálise há uns quatro anos. Sempre três vezes por semana, em segundas, quartas e sexta-feiras pela manhã. Eu tive uma infecção crônica”, relata. Atualmente, todos os todos os casos da região são encaminhados pelas secretarias municipais de saúde para a Clínica de Diálise e Transplantes de Campo Bom.

Como é feita

A diálise é feita por meio da filtração do sangue que é retirado pouco a pouco do organismo através de uma agulha especial para a punção da fístula arteriovenosa (FAV). Conforme o Ministério da Saúde, a FAV é uma ligação entre uma pequena artéria e uma pequena veia, a fim de tornar a veia mais grossa e resistente para que as punções possam ocorrer sem complicações. A fístula pode ser feita com as próprias veias do indivíduo ou com materiais sintéticos.

Quem precisa fazer o tratamento

A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. Segundo o Ministério da Saúde, a indicação do tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista). É possível começar o tratamento para insuficiência renal com medicamentos que controlam os sintomas e estabilizam a doença. Nos casos em que os remédios não são suficientes e a doença progride, pode ser necessária hemodiálise. Esta decisão é tomada em conjunto com o paciente e o médico.

Por cateter é outra forma

Para a hemodiálise é preparada pequena cirurgia no braço ou na perna, executada por um cirurgião vascular e com anestesia local. O ideal é que a fístula seja feita de 2 a 3 meses antes do início. Outra forma é por um cateter (tubo) inserido numa veia do pescoço, tórax ou virilha, com anestesia local.