Hemocentro e Hospital Sapiranga buscam ampliar arrecadação

Doar sangue é um ato nobre que ajuda a salvar vidas. Sabendo da importância da causa, há mais de 20 anos, o Hospital Sapiranga mantém uma parceria com o Hemocentro, em busca de doadores de sangue.

Um levantamento do banco de sangue do Hospital Sapiranga, com base em dados do Hemocentro, estima que, em 2023, foram arrecadadas mais de 500 bolsas de sangue através de doadores enviados pelo hospital. Porém, esse número ainda não é o suficiente para suprir a demanda necessária.

Ainda que campanhas, organizadas em parceria com a Caravana Salvando Vidas, tenham o objetivo de facilitar a logística de doadores, o número de arrecadações não supre as expectativas. Cabe aqui, então, o alerta da Casa de Saúde, que reforça a importância da doação de sangue e busca, cada vez mais, ampliar o número de voluntários para arrecadação. Doar sangue é salvar vidas!

Caravana Salvando Vidas

O projeto foi fundado em 2017, quando a professora Estela Dias Schäffer perdeu o irmão, Joverli Dias, doador de sangue há 10 anos. Desde então, Estela organiza as caravanas, divulgando no perfil do projeto no Instagram, e levando doadores ao Hemocentro, em Porto Alegre, para doação.

Doar sangue é doar vida; o que você precisa saber

A doação de sangue é fundamental para salvar vidas e auxiliar no tratamento de pacientes que necessitam de transfusão, seja por acidente, procedimentos cirúrgicos ou outros quadros clínicos. Uma simples doação pode salvar muitas vidas.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal) e pesar, no mínimo, 50kg. Mulheres podem doar a cada 90 dias, respeitando o máximo de três doações dentro de 12 meses; homens podem doar a cada 60 dias, respeitando o máximo de quatro doações dentro de 12 meses.