Grupos de atividades físicas da Secretaria de Saúde de Sapiranga retomam as atividades

No bairro Oeste os encontros acontecem todas as segundas-feiras Foto: Cláudia Silva

A atividade física é um recurso importante para uma vida mais saudável. Já está mais do que provado cientificamente que o movimento é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

 

Em tempos de pandemia e surgimento de novas síndromes respiratórias, o exercício físico se torna ainda mais fundamental.
Pensando nisso, há alguns anos, a Secretaria de Saúde de Sapiranga mantém os grupos de atividades físicas. São aulas de ginástica ministradas por uma educadora física em locais estratégicos para alcançar mais pessoas das comunidades. O calendário de encontros precisou ser interrompido em 2020, devido às restrições das atividades em grupo. O retorno aconteceu em outubro de 2021, com todas as medidas de precaução necessárias, como o uso de máscara, distanciamento e álcool em gel.
Luana Silva, educadora física da Secretaria de Saúde, salienta que “não há limite, nem idade mínima, todos estão convidados a participar”. Porém, em função da disponibilidade de horários, a grande maioria dos participantes são da 3° idade, que já estão aposentados.
Durante as aulas, são realizados exercícios de alongamento, musculação e aeróbicos, geralmente de baixa intensidade, mas com repetições em séries. São utilizados objetos de apoio adaptados, como pesos (garrafa pet com água ou areia) e bastões (cabos de vassoura) o que oferece maior dinâmica aos exercícios.
Para participar dos grupos de atividade física é só ir até um dos locais, nos horários listados ao lado usando roupas leves e calçado confortável ou procurar a UBS mais próxima.

Projetos de incentivo para vida saudável

Além dos grupos de atividades físicas, a saúde de Sapiranga promove também encontros de orientação nutricional, que incentivam a alimentação saudável e reeducação alimentar. A Secretaria de Saúde reforça que “a ideia dos grupos de incentivo ao estilo de vida saudável é promover a saúde e o bem-estar das pessoas com todos os cuidados para que possam participar das atividades com segurança, já que a atividade física aliada a uma alimentação saudável é fundamental para uma melhor qualidade de vida”.
Praticar atividades físicas regulares é fundamental para a manutenção da saúde, o que beneficia toda a rede de serviços.

Faz bem para o corpo e para a mente

Luana Silva, educadora física.

“É uma atividade que é totalmente gratuita, aberta para a comunidade, vamos aproveitar essa oportunidade para fazer a atividade física, movimentar o corpo, melhorar a qualidade de vida”.

Leonir dos Santos Lemes, aposentado.

“Eu sempre gostei de participar dessa ginástica, porque me sinto bem ao fazer e além de desenvolver o físico, os nervos e assim por diante. Formamos laço de amizade, rimos junto, o que faz bem”.

Convivência em grupo

Os grupos de atividades físicas proporcionam, além da saúde do corpo, aspectos positivos para a saúde mental. “O companheirismo com as demais pessoas, até curam a gente da depressão”, comenta Leonir Lemes, de 73 anos, industriário aposentado que participa há vários anos do projeto.
A socialização proporcionada aos idosos é muito importante, principalmente porque muitos passaram vários meses em isolamento, até mesmo da família, e também há os que sofreram perdas.
Cada bairro tem o seu grupo já organizados, alguns produziram camisetas e escolheram um nome. No bairro Oeste, no salão da Comunidade São Francisco de Assis, o Grupo Superação, Ginástica da Melhor Idade, se encontra todas as segundas-feiras.

Cronograma dos encontros em cada bairro