Enfermeiros da Atenção Primária de Saúde de Sapiranga recebem capacitação

Foto: Divulgação/Prefeitura Sapiranga

Sapiranga – O Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) realizou, na quarta-feira (23), uma capacitação sobre coleta, avaliação e condutas no exame citopatológico. O encontro foi ministrado pela Dra. Fabiane Mastalir, ginecologista e professora da Universidade Feevale.

O exame citopatológico, também conhecido como pré-câncer ou papanicolau, é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O procedimento é a principal estratégia para identificar lesões precocemente e fazer o diagnóstico de câncer do colo do útero bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame tem caráter preventivo, é indolor, simples e rápido.

A realização do exame preventivo é indicada para toda mulher que já teve relações sexuais, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. A iniciativa da capacitação dos enfermeiros da atenção primária da rede de saúde é para buscar a meta de atingimento dos 40% da população feminina testada.

Em Sapiranga, a população das mulheres de 25 a 64 anos (público alvo para realização do exame de prevenção ) é estimada em 22.370. No primeiro quadrimestre de 2022, 35% desta população estava com seu exame em dia, porcentagem que caiu para 30% no mesmo período deste ano. O dado serviu de alerta para as equipes, e um dos motivos é o não comparecimento às agendas. No primeiro semestre 2023, foram agendados 3.360 exames, destes pacientes faltaram 1.333.

Os agendamentos podem ser feito diretamente nas unidades de saúde dos bairros, a coleta é feita pela equipe de enfermagem e em seguida o material é encaminhado para a análise. A paciente deve retornar ao local onde foi realizado o exame para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Por Prefeitura Sapiranga