Cerca de 3 mil cidadãos imunizados no primeiro dia de vacinação contra a gripe, em Sapiranga

Sapiranga – Nesta primeira fase foram cerca de 3 mil doses esgotadas em menos de 6 horas, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação começou na segunda-feira, 23 de março, para os grupos prioritários, que incluem idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores da saúde. A estimativa é que mais doses sejam fornecidas pelo Estado até a próxima quarta-feira, 25.

A partir de 16 de abril inicia a segunda fase da vacinação, voltada para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A terceira fase inicia em 9 de maio, voltada para crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos com idade entre 55 e 59 anos.

CONTRAINDICAÇÃO

Não é recomendada a vacina para pessoas com histórico de reação anafilática (alérgico ao antídoto), alergia ao ovo da galinha e seus derivados e que pessoas que apresentem quadro de febre alta. Ao receber a dose podem ocorrer algumas reações, como é comum um leve avermelhamento da pele, endurecimento e dor no local da aplicação.

O VÍRUS 

A transmissão do vírus influenza ocorre principalmente através do contato de partículas eliminadas por pessoas infectadas ou no contato com mãos e objetos contaminados por secreções, muito comum em ambientes fechados, e nos lugares com maior número de pessoas concentradas. Por isso, é preciso adotar medidas simples como limpar as mãos com frequência; uso de lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar ; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes. Todas estas regras ajudam no combate à proliferação do vírus.

A GRIPE 

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. Nos casos mais agudos pode causar inflamações como otites (inflamação dos ouvidos) e pneumonias, podendo levar à internações ou nas situações mais extremas ao óbito. As pessoas que apresentem estes sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou atendimento médico imediatamente para verificação se o caso é ou não de Gripe A e se é necessária medicação imediata.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.