Casa de saúde começou a virar realidade em março de 1944

Fachada do prédio da Casa de Saúde que hoje é o Hospital Sapiranga | Foto: Museu Municipal.

Sapiranga – Foi na década de 40, a partir de uma mobilização da comunidade local, que começou a ganhar forma a casa de saúde, que mais tarde se tornaria o Hospital Sapiranga. A definição para construção aconteceu em uma reunião no dia 15 de março de 1944, já que naquela data já haviam sido obtidas importantes e significativas doações. No dia 05 de abril do mesmo ano, a Sociedade Beneficente Sapiranguense foi legalmente fundada.

A comemorada inauguração do hospital aconteceu em 25 de fevereiro de 1951, com 50 leitos, atendendo toda a população, principalmente os mais carentes, com recursos arrecadados através de doações e realização de festas comunitárias. No ano de 1972, uma doação significativa realizada pela “BRAT FÜR DIE WELT (Pão para o mundo), da Alemanha, permitiu uma ampliação da casa de saúde, agregando mais 20 leitos. Com o passar dos anos, Sapiranga passou a ser um grande pólo industrial calçadista da região do Vale dos Sinos.

Em virtude disso, houve um significativo aumento da população e, como conseqüência, as instalações do hospital ficaram pequenas para a demanda existente. Mais tarde, no ano de 1988, as empresas do município de Sapiranga começaram a construir um novo hospital com um total de 3.710 metros quadrados de área. Está obra chegou a ficar paralisada até setembro do ano de 1997, quando graças a recursos estaduais, municipais e da própria comunidade, foi possível a construção de um hospital mais moderno atendendo diversas especialidades e ampliando significativamente o número de leitos para 121, sendo então 101 destinados para o Sistema Único de Saúde (SUS). A schwester (Irmã em alemão) Helena Wagner esteve a frente da administração do hospital nas décadas de 60 e 70.