Caps I de Sapiranga alcança quase 10 mil atendimentos em um ano

Foto: Vitor Carvalho

Sapiranga – O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Sapiranga ocupa uma nova sede desde o final de 2021, quando houve uma remodelação para aprimorar os atendimentos.

 

O espaço é voltado para tratamento à saúde mental e reinserção social.

Em um ano de atendimentos na nova unidade, o Caps I superou os nove mil atendimentos. O fluxo de pacientes é variado e a grande maioria gosta da convivência e das atividades em grupo realizadas pela equipe multiprofissional. Alguns pacientes, que estão em tratamento intensivo, chegam no local às 7h, realizam as atividades, fazem as refeições, recebem a medicação e vão embora somente por volta das 17h, acompanhado de um responsável. “Trabalhamos de portas abertas, com um plano terapêutico, sendo o paciente acolhido e avaliado. Auxiliamos na organização das medicações que serão tomadas em casa, conforme a prescrição médica. Quando necessário, conforme indicação da equipe multiprofissional, pacientes passam o dia no Caps, sendo acompanhados em todas as necessidades”, explica a coordenadora da Saúde Mental de Sapiranga, Iraci de Souza.

Atendimentos no Caps I de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023:
Psiquiatra – 3.054
Psicologia – 4.271
Assistente Social – 638
Terapeuta Ocupacional – 759
Acolhimento – 464
Atividades Coletivas – 746

Como procurar o Caps:
A comunidade pode procurar o Caps diretamente para atendimento. O Caps I é destinado para pessoas de todas as idades e funciona na rua Epitácio Pessoa, nº 446, no bairro Oeste. Já o Caps AD é focado no tratamento para transtornos causados pelo uso de álcool e drogas e ocorre em outra unidade, na rua Getúlio Vargas, 221, no Centro.

Por Prefeitura de Sapiranga –