Câncer de Mama: como aumentar as chances de cura

Arquivo JR

#OutubroRosa – O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil (com exceção feita aos cânceres de pele, de maneira geral), e também o que mais causa mortes. Como medida de comparação, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2020 foram diagnosticados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no país, enquanto que o segundo diagnóstico mais comum, de câncer do intestino grosso, mal passou de 20 mil casos. Não é sem razão, portanto, que esta doença ocupou um espaço tão grande no nosso imaginário e nas diferentes mídias.

O Outubro Rosa é uma iniciativa que nasceu da mobilização de pacientes, médicos, ativistas e membros da sociedade civil preocupados com esta doença, buscando conscientizar a população a respeito. Embora, infelizmente, nem todos os casos de câncer de mama possam ser evitados, o risco de uma pessoa ter a doença ao longo da vida pode ser reduzido por meio de exercício físico, dieta saudável e controle do sobrepeso. Além disso, muitas mortes são preveníveis pela realização regular de exames apropriados como a mamografia, já que sabidamente a doença diagnosticada em estágios iniciais tem maiores chances de cura.

Prevenção em tempos de pandemia

“A pandemia de Covid-19 atrasou os exames de rotina de muitas pessoas. Somente o SUS registrou uma redução de 20% na realização de mamografias em 2020. Isso tem gerado uma preocupação em relação a um possível aumento no número de casos mais graves de câncer nos próximos tempos.
Com a chegada de mais um Outubro Rosa, vale relembrar a todos que já estejam vacinados que questionem seus médicos sobre os exames apropriados para sua faixa etária e perfil de risco, sem descuidar das medidas de precaução ainda determinadas pela pandemia”.
Dr. Fernando Kude Almeida, CRM 35.317, é Oncologista Clínico, Mestre em Patologia. O atendimento em parceria com a Oncoprev acontece no Centro Médico. Contate pelo (51) 3599-8300.