Campo Bom terá campanha de multivacinação neste sábado

Foto: Lucas Unser/PMCB

Este sábado, dia 16, é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2021, e Campo Bom terá atendimento em todas as suas unidades de saúde, das 8 às 17 horas. A novidade é que não serão oferecidas apenas as vacinas de rotina, para crianças e adultos, mas também a vacina contra a Covid-19 (1ª e 2ª doses e doses de reforço). A Campanha de Multivacinação tem o objetivo de verificar se o cartão de vacina está em dia. O Dia D é uma oportunidade, principalmente para os pais que não conseguem comparecer nas unidades de saúde nos dias de semana.

“Neste período de pandemia, muitos pais tiveram receio de procurar as unidades de saúde, mas agora é hora de evitar que os filhos fiquem desprotegidos. Por isso, insistimos que levem as crianças aos postos e atualizem o cartão de vacinação, neste sábado”, ressalta o prefeito Luciano Orsi.
O secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, destaca que a Administração Municipal resolveu aproveitar o Dia D para dar continuidade na imunização contra a Covid-19. “Estaremos com nossas equipes prontas para atender, com a mesma presteza de sempre, às duas campanhas: a multivacinação e a vacinação Covid”, garante o secretário.
A vacinação contra a Covid funcionará da seguinte forma: 
Todas as unidades de saúde (UBSs e ESFs)
– 1ª dose da PFIZER para população em geral com 12 anos ou mais.
– 2ª dose da PFIZER para vacinados em 4 de setembro ou antes.
– Reforço para idosos com 60 anos ou mais, vacinados com a 2ª dose (ou dose única) de qualquer vacina em 16 de abril ou antes.
– Reforço para profissionais da saúde, vacinados com a 2ª dose (ou dose única) de qualquer vacina em 16 de abril ou antes.
– Reforço para imunossuprimidos de alto grau, vacinados com a 2ª dose ou dose única de qualquer vacina no dia 18 de setembro ou antes.
Estratégias de Saúde da Família (ESF)
– 2ª dose da ASTRAZENECA/FIOCRUZ para vacinados em 4 de setembro ou antes.
UBS Celeste
– 2ª dose da CORONAVAC para vacinados em 2 de outubro ou antes
Documentos necessários
Para se vacinar contra a Covid-19 é necessário apresentar carteira de vacinação (obrigatório para quem for fazer a segunda dose ou a dose de reforço), CPF ou cartão SUS, comprovante de residência nominal ou com declaração e laudo médico para comprovação da imunossupressão; carteirinha pré-natal (gestantes); certidão de nascimento (puérperas).
Recomendações antes da vacina
Não estar fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito); não ter tido Covid há menos de 30 dias; não estar com sintomas gripais.
Por Prefeitura de Campo Bom