Campo Bom recebeu mais 520 doses de vacina contra a Covid-19

Campo Bom recebeu, no fim da tarde de sexta-feira (26), 520 doses da vacina FioCruz/AstraZeneca, que estão sendo repassadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme o número de idosos de 81 a 84 anos. As Unidades com Estratégia de Saúde da Família realizarão o agendamento dos idosos para vacinação e a imunização ocorrerá a partir desta segunda-feira (01). Na UBS Paulista aplicação das doses inicia às 8 horas, com demanda espontânea, também para idosos de 81 a 84 anos. A Unidade da Celeste e o Centro Materno Infantil não disporão de vacinas.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que também seguirá vacinando idosos acima dos 85 anos que ainda não receberam a primeira dose. O secretário João Paulo Berkembrock diz que não haverá drive thru devido a pouca quantidade de vacinas que está sendo disponibilizada para Campo Bom. “Para profissionais de saúde ainda não recebemos mais doses”, explica o secretário.

O prefeito Luciano Orsi ressalta que até aqui o número de doses disponibilizadas para o município é muito baixo. “Temos que agilizar a imunização. Estamos vivendo um momento muito delicado da pandemia, com forte aumento no número de casos. A vacinação é fundamental. Como prefeito de Campo Bom e presidente da Amvars, tenho exigido, junto com os demais prefeitos, uma ação mais efetiva do Estado na cobrança por uma maior oferta de vacinas do Governo Federal”, disse o prefeito.

A remessa de sexta-feira foi a quinta que chegou a Campo Bom, todas elas, como nos demais municípios da região, muito pequenas. Na primeira remessa, dia 19 de janeiro, o município recebeu 311 doses da CoronaVac; dia 27 vieram 330 da Oxford/AstraZeneca; dia 2 de fevereiro, outras 510 doses da CoronaVac chegaram e 366 vacinas referentes à segunda dose para aqueles que já haviam sido imunizados com o primeiro lote disponibilizado; e no dia 10 de fevereiro o Estado encaminhou para Campo Bom 700 doses da CoronaVac, todas referentes à primeira dose.