Campo Bom realiza reestruturação da área de oxigênio do hospital

Foto: Arquivo JR

Campo Bom – O Hospital Lauro Reus está recebendo uma importante obra de reformulação. A área destinada para armazenamento e distribuição de gases medicinais está sendo ampliada e readequada.
Em março de 2021, uma possível falha no abastecimento de oxigênio causou a morte de pacientes internados no hospital. As investigações sobre o caso estão em andamento, mas a fato trágico foi um alerta para a administração que já tinha reformas programadas para o local, e que tiveram de ser adiadas em função da pandemia.

Uma nova estrutura está sendo construída para alojar os tanques de oxigênio e outros gases usados nos tratamentos e que precisam de atenção e cuidado em um compartimento anexo ao prédio. “Esse projeto é da base do tanque de oxigênio, pra ele poder ser maior, poder ser ampliado e é uma exigência da nova empresa que vai fornecer o oxigênio. Estamos em transição de empresas”, comentou o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, em entrevista ao Jornal Repercussão.
O novo espaço compreende a central de óxido nitroso medicinal, central de ar comprimido medicinal, central de vácuo clínico, além da tubulação para passagem e distribuição do oxigênio para os pontos estratégicos.

 

 

“Nunca economizamos quando se trata do hospital, na pandemia investimos R$ 1,5 milhão”

Conforme o secretário de Saúde, nos próximos dias parte das melhorias, como os novos dutos, já estarão em funcionamento. “Tudo está dentro daquilo que a gente cobrou. Se a estrutura é parte do município, nos avise que nós vamos fazer! Nunca poupamos ou economizamos quando de trata do hospital, tanto que, lá no meio da pandemia, nós fizemos um investimento de 1,5 milhão, compras que foram realizadas de forma rápida, cuidando todos os orçamentos, tendo responsabilidade com o recurso sim, mas para que pudesse render mais equipamentos”, destaca.

 

 

Orsi destaca futuras medidas

Outras iniciativas tomarão forma nos próximos meses com relação a estrutura do Lauro Reus. Já estava prevista – e teve que ser adiada pela pandemia – as remodelações da fachada e da emergência. Além disso, o projeto irá proporcionar várias melhorias no atendimento à comunidade, visando a organização do espaço em salas de urgência, com leitos para atendimento; sala vermelha, sala laranja e sala amarela para observação até a classificação do paciente que busca o atendimento de urgência. A estruturação de um ambiente apropriado e individualizado para pediatria, visa proporcionar um atendimento mais humanizado a todos os usuários e a segurança na assistência.
“Nós estamos trabalhando com a reforma da base dos gases no sentido de sempre evoluir, sempre melhorando a condição da estrutura dos prédios públicos e o hospital fica dentro dessa prática também como um prédio que merece sempre todo o cuidado e atenção. Depois vamos fazer também outras melhorias no hospital. Na parte elétrica já foi feito e logo em seguida estaremos iniciando um projeto para a reforma da emergência e para a fachada do Hospital Lauro Reus”, comenta o prefeito Luciano Orsi.