Campo Bom promoveu ação em atenção para a saúde do homem

Campo Bom –  Buscando a conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem, equipes da Secretaria de Saúde de Campo Bom realizaram uma ação na Praça João Blos, no último sábado, dia 20. O evento foi alusivo ao Novembro Azul e a conscientização pela prevenção do câncer de próstata, mas os atendimentos aconteceram também para outras áreas da saúde e também se estenderam às mulheres que compareceram no local.

A Secretaria contou com o apoio do Lions Clube de Campo Bom e da Clínica Dimagem, que ofertou exames de eletrocardiograma e ecografias de próstata gratuitos. O cardiologista Dr. Emílio Germann, membro do Lions Clube, realizou orientações de saúde no local. Também estavam disponíveis avaliação nutricional, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatites, entre outros. Aferição de pressão, medição de glicemia e pesagem também estavam disponíveis. Assim como a coleta de sangue para o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) capaz de identificar as células cancerígenas na próstata, que é o foco do Novembro Azul.
As equipes de saúde e parceiros realizaram os atendimentos entre 9h e 13h, centenas de pessoas passaram pelo local, ao ar livre e tomando todas as precauções sanitárias.

Diagnóstico precoce pode ser fundamental para o tratamento bem-sucedido de alguma doença

O Secretário de Saúde João Paulo Berkembrock destaca a importância da atenção com a saúde. “O Novembro Azul é o mês que foi criado para incentivar a saúde do homem, quebrar algumas barreiras que existem ainda, como um certo preconceito do homem ainda em se cuidar, em procurar médico, ou fazer os seus exames”, orienta.
João Paulo destaca que esse tipo de evento “serve para que a a administração possa levar para a comunidade um pouco mais de proteção, tentando antecipar qualquer tipo de diagnóstico para que esse encaminhamento seja o mais rápido possível e que a gente tenha mais sucesso na proteção da nossa população”.

 

Saúde tem que ser prioridade

A atenção com a saúde sempre foi um dos focos da Administração Municipal em Campo Bom, o que se intensificou no período da pandemia. Mutirões desse tipo não puderam acontecer ao longo de quase dois anos.
“Estamos buscando retomar as ações de saúde para a nossa população,
claro que elas não pararam, a gente seguiu trabalhando nas unidades, no Hospital, em todo nossos centros no sentido de poder agilizar. Com a pandemia, com esse período difícil que nós passamos, nós tivemos que interromper muitos tratamentos e a gente quer que o cidadão volte, mesmo que demore um pouco mais nessa retomada devido ao grande número de acessos que nós estamos tendo mas é importante que a gente não deixe pra depois, vamos marcar nosso horário e fazer nossos exames preventivos”, declarou o prefeito Luciano Orsi, que esteve na praça prestigiando a ação. “Saúde é urgente e precisa ser muito bem tratada e nós estamos aqui para atender a todos com muito carinho”, completa.

Números da ação

No total, foram realizados mais de 250 atendimentos nos sábado. Sendo, pelo menos, 34 de orientação nutricional, 25 testes rápidos (glicemia, HIV e hepatites). Coletas para o Bionalisys foram 28 e também 9 atendimentos odontológicos. O recorde ficou com o HGT, que mediu a glicemia de 51 participantes da ação.

Confira imagens do evento: