Campo Bom intensifica distribuição de álcool gel e itens de higiene para as escolas

Suzana Ambros Pereira (à direita de blusa azul), secretária de Saúde de Campo Bom, em anúncio no Palácio Piratini. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Campo Bom – Para reduzir riscos de transmissão de doenças respiratórias entre os estudantes campo-bonenses, a secretaria de Saúde intensificou a distribuição de álcool gel , sabonete líquido e papel toalha para as escolas municipais. A medida integra as ações adotadas pela prefeitura após a confirmação que um idoso, de 60 anos, atestou positivo para infecção de Coronavírus.

O caso ganhou repercussão nacional e colocou o município no centro das atenções das autoridades de saúde a nível municipal, estadual e nacional. Depois de uma viagem à Milão, na Itália, entre 16 e 23 de fevereiro. Em 29 de fevereiro, sintomas como febre e tosse apareceram. Assim, o paciente procurou um hospital particular no dia 1º de março, em Novo Hamburgo e o resultado positivo para coronavírus saiu na segunda-feira (9).

A recomendação em casos como este é de isolamento por duas semanas (até 14 de março), e desde então, o idoso está em casa, e através da constatação da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, foi possível observar que nenhum familiar do idoso se contagiou com o vírus. Mesmo assim, todos serão acompanhados até a melhora do quadro de saúde.

Um grupo médico esclareceu que uma pessoa infectada pelo vírus pode transmitir a doença por até sete dias: “Gera tensão, mas fiquem tranquilos. Estamos atuando e vamos continuar a monitorar os casos e a tomar todas as providências para atender as pessoas”, avaliou o governador, Eduardo Leite.

Diagnóstico da Secretaria Estadual da Saúde para totais de amostras analisadas

Até a terça-feira (10), 190 casos suspeitos foram notificados no Estado. Além desse primeiro caso positivo, outros 103 casos já foram descartados e 86 estão sendo investigados. A identificação foi feita em exame no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) que, desde a sexta-feira (6/3), realiza esse diagnóstico específico. Foram recebidas 122 amostras e 107 foram analisadas.

Esclarecimentos à nível estadual

A Secretaria de Saúde (SES) instalou, no dia 28 de janeiro, o Centro de Operações de Emergência (COE) para monitorar a propagação e preparar a rede pública para uma possível chegada do vírus. Por enquanto, há cinco hospitais de retaguarda para receber pacientes – o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Complexo Hospitalar Conceição, o Hospital Universitário de Canoas, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo e o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. A partir da confirmação de casos, o número de hospitais pode aumentar. A orientação da SES é de que, ao constatar sintomas, a pessoa se dirija à unidade de saúde mais próxima.

Para reforçar as medidas de prevenção, o Ministério da Saúde antecipou a vacina contra a gripe para 23 de março. O público-alvo inicial é composto de idosos, faixa etária que está mais propensa a quadros graves da doença, e profissionais da saúde.

Em Nova Hartz, que não possui nenhum caso, a Secretaria de Educação, em 2019, adotou o uso de papel toalha e o álcool gel sempre foi disponibilizado aos estudantes.