Campo Bom adquire novos testes de coronavírus que liberam resultado em até 15 minutos

Foto: Jordana Fioravanti/PMCB

Campo Bom – Em prol da saúde dos moradores, Campo Bom adquiriu mil testes de antígenos de Sars-CoV 2, para o coronavírus. “Trata-se de um teste rápido e que realmente faz o diagnóstico, com uma boa especificidade, que nos dá uma segurança bem grande quanto ao resultado. Ele é coletado com swab nasal (um cotonete longo e estéril) e identifica o vírus ativo, diferentemente do teste rápido tradicional, que verifica os anticorpos”, explica a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira. A nova modalidade, que chegou nesta semana para a Secretaria de Saúde, foi testada pela Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, e garante o resultado em 15 minutos. O investimento é de R$ 56,9 mil por meio de licitação, sendo o valor unitário de R$ 56,95.

“O lado positivo é que agora casos que demandam tratamento mais urgente podem ter diagnóstico logo. Além de que, não precisando mais esperar dias pelo diagnóstico, não se faz necessário o afastamento do ambiente de trabalho, principalmente no caso dos profissionais da saúde, para que as unidades não fiquem desassistidas”, aponta o prefeito Luciano Orsi.
Em março, enquanto presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), Orsi já havia viabilizado a compra do primeiro lote de testes para os municípios da região, a serem analisados pela Universidade Feevale, em importante parceria. Desta vez, por se tratar de um teste rápido, não é necessária a análise laboratorial.
A aplicação será feita no Centro de Referência do Coronavírus, que segue oferecendo todas as modalidades de testes, indicadas caso a caso, mediante avaliação médica. “O padrão ideal continua sendo o RT-PCR, o antígeno é mais uma opção segura”, pontua Suzana.
O Centro se localiza próximo ao Hospital Lauro Reus, junto ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na rua Araújo Lima, 180.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Campo Bom