Bandeira preta seguirá por mais uma semana no RS, antecipa governador Eduardo Leite

"É com a vacina que conseguiremos parar o vírus", disse Leite durante transmissão ao vivo pelo internet - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Estado – O governador Eduardo Leite confirmou que todo o estado deverá permanecer em bandeira preta na próxima semana, assim como o sistema de cogestão (que permite aos municípios a flexibilização de certos protocolos a partir de planos regionais) permanecerá suspenso. Segundo Leite, a manutenção da bandeira preta é inevitável, mas explica que algum protocolo específico poderá ser revisto. Além disso, para o governador, mesmo que não haja fôlego para permanecer muito tempo com a maior parte das atividades fechadas, o estado não tem alternativa.

Na manhã desta quinta-feira (4), o governador tem reunião com o Gabinete de Crise Covid-19, na qual serão analisados os dados e definidos os próximos passos para conter o avanço da pandemia no território gaúcho.

Segundo o Covid-19 Dashboard da Secretaria Estadual da Saúde, que apresenta o mapa de leitos no Rio Grande do Sul, até a última atualização na manhã desta quinta-feira, as UTIs em todo o estado registravam taxa de ocupação de 100,2% (há 2.948 pacientes hospitalizados em atendimento, e 2.942 leitos disponíveis). Dos 6.954 leitos clínicos para atendimento de pacientes contaminados com Covid-19, 4.836 (69,5%) estavam ocupados.