Bairro 25 de Julho vai ganhar ESF reformada e ampliada em Campo Bom

Os investimentos na saúde em Campo Bom seguem entre as prioridades da administração liderada pelo prefeito Luciano Orsi. Vários locais da cidade recebem melhorias e novidades, entre eles, a unidade de saúde do bairro 25 de Julho. Com obras desde outubro de 2022, o local passa por uma grande reforma e também terá seu espaço útil aumentado.

A unidade foi selecionada no programa estadual Rede Bem Cuidar, que tem como objetivo a promoção do envelhecimento saudável, além do fortalecimento do cuidado integral e integrado da pessoa idosa. Neste programa, a unidade está com o selo prata e é certificada como Unidade Amiga do Idoso. “Hoje temos 606 idosos cadastrados nessa unidade de saúde que foi uma das primeiras na cidade a adotar o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, cita Suzana Ambros Pereira, secretária de Saúde de Campo Bom.

O investimento na reforma e ampliação da unidade de saúde se aproxima de R$ 300 mil. Ele contempla reforma em 225,5m², mais a área de ampliação que soma 19,42m² e, ainda, a instalação de cobertura metálica de 15,88m², totalizando, entre reforma, ampliação e cobertura metálica, 260,80m².

As obras iniciaram em outubro de 2022 e a previsão inicial era que os trabalhos fossem concluídos em seis meses, mas o ritmo acelerado na execução das melhorias vai permitir que até o fim de março a obra seja finalizada. No período de reforma, a comunidade da ESF do bairro 25 de Julho foi direcionada para atendimentos na ESF Mônaco, assim como os profissionais que atuam na unidade.

Piso, pintura e novas melhorias

Entre as intervenções previstas na reforma e ampliação da ESF 25 de Julho, estão a troca de todo o piso do prédio e pintura toda nova. “A sala de atendimento odontológico está sendo toda reformada, a sala de espera ampliada, tudo para dar condições mais adequadas para a população e para a equipe”, destaca Suzana. Conforme a secretária, assim que os atendimentos voltarem a ser realizados na unidade, todas as atividades anteriores também serão novamente retomadas. “Educador físico, nutricionista, odontologia, tudo volta como era antes”, salienta.

“Mais oportunidades”

Suzana valoriza o grande envolvimento dos moradores do bairro nas atividades da ESF. “A comunidade é preparada, está presente nas reuniões e tem uma participação social importante e isso faz com que a gente também se anime a oferecer mais oportunidades para a comunidade”, pontua a secretária. “Eu fico muito satisfeita de ver essa obra, afinal é uma população que merece essas melhorias. A comunidade vai ser bem atendida”, acrescenta Suzana, ao explicar o sentimento de ver a obra em fase final.