Ampliada e reformada, Farmácia Municipal é um diferencial para a comunidade de Campo Bom

Farmácia do Estado fica junto da Farmácia Municipal. Foto: Jauri Belmonte

Campo Bom – Um diferencial na região do Vale do Sinos. Assim o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, considera a nova fase da Farmácia da Prefeitura, que após ser reformada e ampliada, foi inaugurada na manhã da última terça-feira (16), e contou com a presença de autoridades e farmacêuticos que trabalham no espaço. O local, que fica no subsolo da Prefeitura (Avenida Independência, 800), compreende, também, a Farmácia do Estado.

A obra, que durou menos de cinco meses, custou pouco mais de R$ 100 mil e foi feita com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do programa Farmácia Cuidar+. Além da reforma e da ampliação, foi feita a colocação do novo mobiliário, com pintura e troca do piso, tornando o local ficou ainda mais adequado para o atendimento à comunidade. Durante o período da reforma, que qualifica o serviço oferecido e atenção farmacêutica adequada, o serviço nunca foi interrompido. “A farmácia sempre fez parte da minha vida. Aprendi a gostar em uma situação difícil da minha vida, quando meu pai ficou doente. Hoje, medicamentos estão mais acessíveis, diferente de como era antes”, disse durante a inauguração o prefeito Luciano Orsi.

Diariamente, são atendidas, em média, 90 pessoas no espaço, de acordo com a Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, o número de pacientes atendidos vem aumentando mensalmente, principalmente durante e após a pandemia da Covid-19, já que muitos pacientes passaram a utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ao todo, 16 profissionais prestam atendimento, sendo quatro farmacêuticos concursados e outros 12 estagiários. “Vamos colaborar para trazer mais qualidade de vida. Aqui tratamos de saúde, que não é só de dar um remédio”, falou a secretária de Saúde, Suzana Ambros.

 

 

 

A farmácia distribui remédios gratuitamente à comunidade de Campo Bom – desde que estes tenham cartão SUS registrado no município. Também é oferecida assistência, revisão de medicamentos e atendimento individualizado. A melhoria na infraestrutura vai garantir mais espaço para o armazenamento dos remédios, com estoque para até 45 dias. As demandas de remédios de alto custo são atendidas pela Farmácia do Estado. Para processos judiciais, a Defensoria Pública tem limite de até três salários mínimos.

O horário de atendimento da Farmácia Municipal é de segunda a quinta, das 8h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 8h30 às 12:30 e das 14h30 às 18h30. Já a Farmácia do Estado (medicamentos solicitados via processo administrativo ou judicial), atende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia.